Turismo

Mais quatro euros por viagem de avião

Os preços dos bilhetes de avião devem ficar mais caros se voltarem a reflectir os aumentos da sobretaxa de combustível dos voos da TAP entre o Continente, os Açores e a Madeira, já a partir de amanhã, 8 de Outubro.

A taxa sobe de 28 para 32 euros por percurso, um acréscimo de quatro euros por viagem ou de oito euros ida e volta, repondo o valor que vigorou entre 15 de Janeiro e 16 de Julho.

A ordem foi dada  pela autoridade aeronáutica portuguesa em função da evolução do preçodo  fuel e da taxa de câmbio do dólar. Em princípio só vigora  nos voos de e para entre o Continente e os Açores, que são linhas sujeitas a contrato de serviço público, mas a TAP também costuma aplicar às ligações com a Madeira, que estão liberalizadas.

As transportadoras aéreas que se encontram a explorar as ligações entre pontos no continente (Lisboa e Porto) e pontos na Região Autónoma dos Açores, entre Funchal e Ponta Delgada, e entre Funchal e Porto Santo foram informadas pelo INAC que “em resultado da aplicação do mecanismo de revisão trimestral das sobretaxas de combustível, o valor da referida taxa deverá ser fixado em 32 euros, por viagem de ida simples nas ligações aéreas entre o Continente e a Região Autónoma dos Açores e entre esta e a Região Autónoma da Madeira e por viagem de ida e volta nas ligações aéreas entre o Funchal e o Porto Santo”.

Num comunicado datado de 3 de Outubro, o INAC refere que “estas ligações estão sujeitas a obrigações modificadas de serviço público, impostas pelo Governo português, através das Comunicações acima referidas, as quais fixam, ainda, a fórmula para o cálculo da taxa que as transportadoras aéreas poderão cobrar para obviar o sobrecusto proveniente do aumento do preço do combustível”.