Turismo

Festival Nacional de Gastronomia abre na sexta-feira em Santarém

A culinária mediterrânica vai estar em destaque  no 33.º Festival Nacional de Gastronomia que na sexta-feira abre portas  na Casa do Campino, em Santarém, com uma forte aposta nos pratos de peixe  e nos produtos nacionais.

"A cozinha mediterrânica será a rainha deste festival que vai ter muitas  demonstrações de cozinha com chefes de renome, culinária para crianças e  degustações", disse à Lusa António Valente, presidente da empresa municipal  "Viver Santarém", organizadora Festival Nacional de Gastronomia.

Com direito a espaço próprio, nos claustros da Casa do Campino, a aposta  na gastronomia mediterrânica estará patente em todo o festival com os 13  restaurantes presentes a apresentarem nas ementas mais pratos de peixe.

"Num país com esta dimensão de costa e com a qualidade que peixes que  temos era imperioso, dentro da dieta mediterrânica, valorizar o nosso pescado",  sublinhou o mesmo responsável.

Este ano subordinado ao tema "O país à sua mesa", o festival retoma,  depois de dois anos de interregno, os almoços e jantares temáticos dedicados  a cada uma das cinco regiões de turismo do país e servidos por alunos do  curso de hotelaria da Escola Profissional do Vale do Tejo.

O dia 25, data da inauguração, será dedicado à Região de Turismo do  Alentejo e Ribatejo, seguindo-se a Região Centro (26 de outubro), Região  do Algarve (27), Região de Lisboa (01 de novembro) e região Norte e Porto  (02 de novembro).

Outra das novidades desta edição prende-se com a criação do "Espaço  de Negócios", numa antiga cavalariça contígua à Casa do Campino, onde será  também prestado um serviço de apoio a encontros e reuniões de negócios em  que participem patrocinadores, fornecedores, autarcas, quadros das regiões  de turismo, entre outros.

Um espaço comercial - com doces, salgados, vinhos e azeites de vários  pontos do país -, uma área de artesanato e um vasto programa de animação  são outros dos atrativos com que a organização estima aumentar em cerca  de 30% o número de visitantes do certame que o ano passado atraiu cerca  de 80 mil pessoas.

O festival decorre na Casa do Campino, em Santarém, entre 25 de outubro  e 03 de novembro e as entradas têm o custo de dois euros.