Turismo

Sabores da Madeira vão ao Festival Nacional de Gastronomia

O Festival Nacional de Gastronomia vai decorrer  de 26 de Outubro a 4 de Novembro, em Santarém, numa versão reduzida em relação às anteriores perante a necessidade de diminuir custos.

Este ano sem os almoços regionais servidos no Salão da Casa do Campino  por restaurantes escolhidos pelas regiões de turismo participantes, o festival  vai acontecer nas tasquinhas (com petiscos das várias regiões do país),  nas degustações e nas demonstrações culinárias. Um festival com sabores de várias zonas do País, com a Madeira a estar em destaque a 30 de Outubro.

Ao longo dos 10 dias serão dados a degustar produtos como carnes qualificadas  (barrosã, arouquesa e mirandesa), ostras, mariscos e peixes, azeites qualificados,  queijos qualificados (Terrincho, Serra, Castelo Branco, Azeitão e Serpa),  arroz carolino, doçaria tradicional, cerveja, conservas de peixe portuguesas  e frutas e compotas.

Sob o lema "Todos os Sabores de Portugal", o festival terá patentes  mostras e vendas de queijos, enchidos e doçaria (tradicional e conventual),  bem como de artesanato, e servirá de palco a demonstrações culinárias pelas  Equipas Olímpicas de Culinária.   O IV Congresso de Sopas e Petiscos e colóquios sobre a dieta mediterrânica  e da Associação de Hotelaria e Restaurantes de Portugal são outras iniciativas  programadas.

Seguindo a tradição de levar ao festival a cozinha de um país convidado,  a organização (Câmara Municipal de Santarém e Entidade Regional de Turismo  de Lisboa e Vale do Tejo) convidou a região espanhola da Galiza a fazer-se  representar.

O custo de entrada no festival desceu este ano dos 2,5 euros para os  dois euros.