País

Desabamentos com peso da neve danificam viaturas em Bragança

FOTO Global Imagens
FOTO Global Imagens

Pelo menos doze viaturas ficaram hoje danificadas na queda de protecções de estacionamentos, devido ao peso da neve, nos parques de duas superfícies comerciais de Bragança, informou a PSP.

Durante a tarde de hoje, a protecção do parque de estacionamento exterior do Intermarché desabou atingindo dez viaturas, “algumas das quais ficaram bastante danificadas”, segundo disse à Lusa o comandante distrital da PSP, Amândio Correia.

A polícia tomou conta da ocorrência, assim como de outra semelhante, durante a manhã, no parque de estacionamento de outro supermercado, o Lidl, onde duas viaturas foram atingidas pela protecção do estacionamento.

O mesmo ocorreu num stand privado de automóveis, também nesta cidade, desconhecendo-se as consequências em concreto, já que o caso não foi comunicado às autoridades.

A neve continua a causar constrangimentos no distrito de Bragança, mas “a situação melhorou” desde a manhã de hoje, segundo a GNR, nomeadamente nas estradas da região.

Segundo informação do comando distrital, continua a haver condicionamentos em várias vias, nomeadamente municipais e nacionais, mas “todas estão transitáveis”, pedindo-se, no entanto prudência aos automobilistas.

O peso da neve provocou também várias quedas de árvores por todo o distrito, segundo informação do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

A neve parou de cair antes do início da manhã de hoje, mas a acumulação que aconteceu desde o final da tarde de terça-feira ainda é visível e motivo de constrangimentos por todo o distrito de Bragança.

No dia de hoje não houve aulas em oito dos 12 concelhos do distrito.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para um possível desagravamento da situação, com a chuva e o aumento das temperaturas a puderem afastar a formação de gelo e a queda de mais neve.

De acordo com as previsões oficiais, quinta-feira a temperatura mínima sobre, em Bragança, de dois graus negativos para três positivos, e a máxima de cinco para onze.