País

Cônsul geral de Portugal em Londres termina funções este mês

None

Joana Gaspar, Cônsul Geral de Portugal em Londres, termina este mês as suas funções e, por isso mesmo, deixou uma mensagem à comunidade portuguesa no Reino Unido, na qual sublinha os “quatro anos de intenso trabalho e desafios permanentes”, entre os quais se destaca o ‘Brexit’.

“O Brexit, cujas consequências ainda não conhecemos totalmente mas podemos antecipar, revelou a existência de tensões internas e levou a que muitos emigrantes tivessem deixado de se sentir aqui bem-vindos”, realçou Joana Gaspar na sua mensagem.

Para fazer face a esta “ansiedade” gerada na comunidade, a diplomata refere que foi constituída “uma equipa especializada em temas de imigração, que participa nas negociações sobre as condições futuras de residência dos europeus no Reino Unido após o Brexit”.

“Fazemos atendimento presencial a todos o que prefiram conversar connosco pessoalmente sobre as suas situações particulares, e temos uma linha de e-mail dedicada só a este tema. Temos promovido sessões de esclarecimento por toda a nossa área de jurisdição, partilhando os conhecimentos que já temos sobre o que será o futuro ‘settled status’ e as condições para o obter”, clarifica Joana Gaspar.

Comunidade portuguesa em Londres cresceu “muito rapidamente”,

A cônsul portuguesa constata também que “o contexto interno do Reino Unido mudou muito nos últimos quatro anos” e que a comunidade portuguesa cresceu “muito rapidamente”, referindo que além do Brexit os ataques terroristas de 2017 concorrem também para as principais preocupações das comunidades estrangeiras residentes em Londres.

Paralelamente, destaca a intervenção do Consulado junto das comunidades “mais vulneráveis fora de Londres e dos grandes centros urbanos”.

“Aumentamos o número de permanências consulares em Peterborough, Thetford, Plymouth e Great Yarmouth de 8 para 13 por ano. Porque os problemas sociais não ficam para trás quando deixamos o nosso país; porque a emigração é às vezes um sonho que se torna em pesadelo, o departamento social foi reforçado com uma especialista em segurança social com capacidade para encontrar soluções para os muitos problemas que diariamente nos batem à porta relacionados com menores em risco, detidos, sem-abrigo, pessoas com problemas psíquicos, exploração laboral e tráfico de seres humanos”, precisou a diplomata.

Consulado com média mensal de 8 mil atendimentos

Fazendo o balanço do seu mandato, refere que quatro anos após a sua chegada duplicou o número de funcionários no Consulado, que se reflectiu “num aumento de 26% do número de actos consulares realizados e numa média mensal de atendimentos de 8 mil utentes por mês”.

“Comunicar melhor com a Comunidade foi um objectivo em grande parte realizado. Hoje em dia, a webpage do Consulado é diariamente actualizada com informações úteis sobre procedimentos consulares, a página de facebook é um veículo que permite fazer chegar informação a 13 mil seguidores, o Messenger permite uma comunicação rápida e informal para o esclarecimento de pequenas dúvidas”, sublinha Joana Gaspar.

“Ainda há muito por fazer”

Por outro lado, reconhece que “muito há ainda por fazer”: “o sistema de agendamento online não funciona ainda como deveria e que persistem as dificuldades em obter uma marcação atempada junto do Consulado (...) nem sempre o tempo de resposta aos e-mails que nos enviam corresponde à celeridade desejada e que o atendimento telefónico é ainda insuficiente”.

Não obstante, a Cônsul Geral de Portugal em Londres termina a sua mensagem numa nota positiva.

“Asseguro-vos que o meu empenho e dedicação para com a melhoria do funcionamento do Consulado e para com a proximidade à Comunidade Portuguesa foi total. Foram 4 anos de intenso trabalho e desafios permanentes. Parto com a sensação do dever cumprido e com um imenso orgulho por ter representado Portugal e os Portugueses”, remata.

Cristina Pucarinho é nova Cônsul Geral de Portugal em Londres que vem substituir Joana Gaspar. Pucarinho vem dos Estados Unidos da América onde desempenhou funções nas Nações Unidas com o cargo de ministra plenipotenciaria.