País

Associação Natureza Portugal, ligada ao WWF, é hoje apresentada

Lince Ibérico, uma das espécies protegidas  em Portugal. FOTO Instagram wwfportugal
Lince Ibérico, uma das espécies protegidas em Portugal. FOTO Instagram wwfportugal

Defender e preservar a riqueza natural de Portugal é o objectivo de uma nova organização ligada ao ambiente, a Associação Natureza Portugal (ANP), que é apresentada hoje e que representa a internacional WWF no país.

É uma associação que surge na sequência da actividade do WWF Mediterrâneo em Portugal, “é uma organização não governamental (ONG) que, dando continuidade ao trabalho da WWF (Fundo Mundial para a Natureza), nasce como entidade independente e os fundadores são portugueses”, explicou à agência Lusa a directora executiva da ANP, Ângela Morgado.

A ambientalista acrescentou: “É uma ONG focada no ambiente” que vai dar prioridade a temas importantes para o WWF como a área florestal, a pesca ou os oceanos, “mas também os recursos hídricos e as alterações climáticas”, podendo estar “mais próximo dos portugueses”.

Pela relação com a WWF, a ANP, segundo Ângela Morgado, vai distinguir-se de outras associações em termos de estrutura de liderança e de “inovação de metodologias” e do conhecimento.

Para já, explicou, a ANP vai dar prioridade a cinco áreas, que vão dos ecossistemas do montado a um projecto sobre os grandes carnívoros da Europa, no caso português o lobo ibérico, passando por outro projecto de cogestão em pescas (apanha do percebe nas Berlengas). Na agenda ainda o consumo sustentável de pescado e a bacia hidrográfica do rio Douro.

“Temos um projecto chamado ´No coração do montado´, em que premiamos empresários com boa gestão, porque um montando com boa gestão corre menos riscos, e temos outro denominado ´Aliança Ibérica para o Montado` ligado a práticas inovadoras que incluem novas formas de regadio”, explicou.

Nas palavras de Ângela Morgado, ex-coordenadora do programa da WWF Mediterrâneo para Portugal, vão continuar as grandes campanhas do WWF ligadas aos habitats e à vida selvagem.

A ANP, com sede em Lisboa, iniciou a actividade no início do ano embora só hoje seja apresentada.

Num comunicado sobre a apresentação de hoje, a ANP diz ambicionar “ser um actor de conservação credível, influenciando as políticas e a protecção dos valores naturais e da biodiversidade nacional”, e acrescenta querer “ser líder na implementação de metodologias inovadoras de protecção dos recursos naturais e estar mais próxima da sociedade portuguesa, catalisando uma ampla gama de parcerias e alianças”.

A equipa da ANP, afirma-se num comunicado, integra especialistas em conservação, comunicação, marketing e angariação de fundos. Tem como presidente Francisco Rego, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia, e como vice-presidente Catarina Grilo, bióloga especializada em conservação marinha e pescas.

A WWF tem como missão há mais de 50 anos proteger o futuro da natureza e o planeta, sendo a maior organização independente de conservação da natureza a nível mundial. Tem sede na Suíça, escritórios em 100 países e cinco milhões de associados de todos os continentes. Começou a trabalhar em Portugal na década de 90.