Mundo

Falha técnica pode atrasar voos hoje no espaço aéreo europeu

None

Uma falha técnica pode provocar atrasos em metade dos cerca de 30 mil voos previstos para hoje no espaço aéreo europeu, anunciou a Eurocontrol, organização europeia para a segurança da navegação aérea.

“Hoje estavam previstos 29.500 voos na rede europeia. Cerca de metade destes voos podem registar atrasos devido a uma avaria no sistema”, indicou em comunicado a organização, que já tinha assinalado uma falha no sistema de gestão.

“O problema com o sistema (de gestão) ETFMS foi identificado e estão a ser tomadas medidas para permitir o regresso à normalidade”, disse a Eurocontrol, esperando que a situação esteja resolvida à noite.

“Mas os planos de voo entregues antes das 10:26 TMG (11:26 em Lisboa) estão perdidos e foi pedido aos operadores aéreos para apresentarem de novo os planos de todos os aparelhos que ainda não tenham descolado”, acrescentou.

A Eurocontrol não deu detalhes sobre o problema técnico que esteve na origem destas perturbações.

Alguns aeroportos europeus começaram durante a tarde a assinalar as perturbações esperadas.

O aeroporto de Amesterdão-Schipol pediu aos passageiros para consultarem as informações sobre os voos no seu ‘site’, dando conta de possíveis consequências nas partidas e o aeroporto de Helsínquia informou que havia atrasos.

Em Bruxelas, foi indicado, através da rede social Twitter, que o movimento foi limitado a 10 partidas por hora e que está a ser analisado o evoluir da situação.