Mundo

Ataque de bombista suicida na Líbia faz pelo menos oito mortos e oito feridos

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Pelo menos oito pessoas morreram e outras oito ficaram feridas num atentado suicida contra uma barreira de segurança na Líbia, revelaram hoje as autoridades policiais da cidade de Akhdabiya, situada a leste de Trípoli.

Segundo o relato do general Fawzi al-Mansuri, chefe da segurança local, um bombista suicida lançou um veículo armado com explosivos contra uma barreira das forças leais ao marechal Khalifa Haftar. A maioria das vítimas são civis.

“Cinco pessoas terão morrido à chegada ao hospital pouco depois do atentado”, revelou um funcionário do hospital público da cidade. Três dos 11 feridos que deram entrada no hospital faleceram mais tarde, acrescentou a mesma fonte, pedindo para não ser identificada, conta a AFP.

Nenhum grupo assumiu até agora a autoria do ataque.

Este foi o segundo atentado deste tipo em menos de um mês na região. Um primeiro atentado suicida, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), deixou três feridos em 9 de Março, 60 quilómetros ao sul de Akhdabiya.

Apesar da perda de seu bastião de Sirte, no norte do país, em dezembro de 2016, o EI continua activo, sobretudo, no centro e no sul da Líbia.

Em 21 de Fevereiro, três membros das forças leais ao marechal Haftar morreram num atentado assumido também pelo EI, na região de Wadan.

A Líbia sofre uma insegurança crónica e é palco de lutas de poder desde a queda do governo de Muamar Khadafi em 2011.

Duas autoridades disputam o controle do país: por um lado, o GNA instalado em Trípoli, reconhecido pela comunidade internacional. Do outro, um governo de facto que exerce seu poder no leste do país com o apoio do marechal Khalifa Haftar.