Madeira

Vento no ‘amarelo’, chuva e possibilidade de neve e trovoada hoje na Madeira

No continente há avisos emitidos e temperaturas negativas

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A Madeira está hoje sob aviso amarelo devido ao vento que vai soprar forte com rajadas até 90 Km por hora na costa Sul, mais precisamente no extremo Leste a Madeira e de Nordeste com rajadas até 100/110 Km/h 100 nas regiões montanhosas. O aviso mantém-se em vigor até ás 9 horas de amanhã.

Quanto à restante previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é de céu com períodos de muita nebulosidade, os aguaceiros vão marcar presença e serão mais frequentes nas vertentes Norte e nas zonas montanhosas, que poderão ser até ao início da manhã, localmente fortes, e sob a forma de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira. Há condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. As temperaturas vão oscilar entre os 14ºC e os 19ºC.

Para o Funchal o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros, mais frequentes até ao início da manhã, e vento fraco a moderado (até 25 km/h) de Nordeste.

No mar, as ondas a Norte serão de Nordeste com 3 a 4 metros; a sul de Sueste com 1 a 2 metros.

A temperatura da água do mar está nos 18ºC.

No continente, há dez distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima, entre hoje e sexta-feira, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo até às 15 horas de sexta-feira. O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora entre as 11h de quinta-feira e as 6h de sexta-feira.

Segundo o Instituto, o aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade, por nuvens médias e altas, na região Sul e possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Baixo Alentejo e Algarve.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante Leste, soprando moderado a forte e por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, no Algarve e nas terras altas do Centro e Sul até final da manhã, rodando para Norte no litoral Oeste a partir da tarde.

Está também previsto acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada no interior Norte e Centro e pequena descida da temperatura mínima em alguns locais das regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão variar entre -1 graus Celsius (em Bragança) e os 11 (em Faro) e as máximas entre 11 (na Guarda) e os 19 (em Santarém).