Madeira

UMa promove maratona global de design na Região

O ‘Global Sustainability Jam’ é um evento que envolve centenas de cidades em todo o mundo

A ‘Jam’ vai estar no Funchal entre hoje e amanhã (dias 10 e 11 de Novembro).
A ‘Jam’ vai estar no Funchal entre hoje e amanhã (dias 10 e 11 de Novembro).

Entre hoje e amanhã, o Funchal será palco de mais um evento global de design. Chama-se ‘Global Sustainability Jam’ e é organizado pelo curso de Design do Departamento de Arte e Design da Universidade da Madeira (UMa), em colaboração com o Paco Design Collaborative (um colectivo de design que trabalha no âmbito da inovação social).

Trata-se da única maratona mundial de design, que envolve centenas de cidades em todo o mundo, com um objectivo muito concreto: desenvolver “soluções reais para problemas reais em apenas 48 horas” (“48 hours to SAVE the world!”, como diz como diz o slogan em inglês).

De acordo com a página oficial do evento, “pessoas de diferentes idades, culturas e profissões são chamadas a reunir e partilhar as suas ideias e criatividade. Este processo é guiado através dos métodos usados no Design de serviços”. A organização garante “48 horas de experiências inspiradoras e criativas”, que envolvem “conhecer novas pessoas de culturas diferentes, profissões e idades” e a prototipagem de “novos serviços para uma melhor vida na Madeira”.

O ‘Global Sustainability Jam’ começa hoje, pelas 18 horas, no novo espaço Cowork Funchal (sito à Rua das Mercês, n.º 41) e prolonga-se até às 19 horas de amanhã.