Madeira

UMa aposta na promoção activa de uma cidadania em saúde

None

A Escola Superior de Saúde da Universidade Madeira (ESS-UMa) volta a organizar o Simpósio Cidadania e Saúde. A 3.ª edição do evento irá decorrer no dia 24 de Fevereiro, das 09h15 às 12h00, na Sala do Senado, no piso - 2 do Campus da Penteada.

A sessão de abertura realiza-se, pelas 09h30, e será presidida pelo Reitor da UMa, José Carmo. Confirmados nesta sessão, estão também a Vice-Presidente da ESS-UMa, Clementina Morna; a Directora do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) da ESS-UMa, Isabel Fragoeiro; o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, Capitão José António Oliveira Dias; e a Estudante Representante do CLE 2014-2018, Lisandra Jesus.

Pelas 09h45, serão entregues os Certificados de Operador de Desfibrilhação Automática Externa. A partir das 10 oras, as estudantes do 4.º ano do CLE, Lisandra Jesus e Joana Marques, irão apresentar os resultados do Projecto: PEVs e LS - UMa Intervenção – Lajes-ICMª, os quais serão posteriormente comentados por Bruno Sousa, Nutricionista; por Mário Santos, Educação Física e Desporto; por Dr. Gonçalo Aguiar, Presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria; por Marta Ferreira, do Centro de Saúde do Bom Jesus e pela Irmã Teresa Pinho, Directora do Departamento da Pastoral do Ensino Superior na Madeira.

A moderação estará a cargo de Ana Isabel Portugal, Coordenadora do Projecto UMa Intervenção. O Simpósio visa promover uma dinâmica contínua de desenvolvimento, de produção de conhecimento e de partilha de informação local sobre indicadores de saúde que justifiquem a implementação de intervenções comunitárias, contribuindo significativamente para a obtenção de ganhos em saúde e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, através do site https://goo.gl/vmXMj2, do email [email protected] ou no próprio dia e local do evento. São destinatários desta iniciativa os profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e serviço social, bem como o público em geral.