Madeira

UMa acolhe lançamento de dossiê de actividades sobre aprendizagem

None

A Universidade da Madeira (UMa) será palco, no dia 07 de Dezembro, da apresentação e lançamento do Dossiê de Atividades ‘Os Verbos Operativos na Melhoria Cognitiva e na Aprendizagem dos Alunos’, coordenado por Alcina Sousa e Elisete Almeida, Docentes da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, e por António Rodrigues, Psicólogo Escolar da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

A obra, com prefácio de Jacinto Jardim e capa de Susana Gonzaga, é editada pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FCT) e resulta de um processo de investigação-acção de cariz interdisciplinar (2008-2011), envolvendo os domínios da psicologia educacional, da Secretaria Regional da Educação da R.A.M. e da Universidade do Minho, e da linguística aplicada e pragmática, da Universidade da Madeira, bem como o contributo de docentes do ensino básico de várias áreas disciplinares dos 2º e 3º ciclos da R.A.M.

Ao longo das cerca de 250 páginas que compõem este trabalho, é possível encontrar um conjunto de textos e estratégias a implementar no contexto (extra)curricular, com níveis de dificuldade diferenciada, que visam o reforço das competências cognitivas dos discentes relacionadas com o uso dos verbos operativos constantes dos testes escritos no contexto educacional. Do Dossiê de Atividades consta, também, um conjunto de unidades precedidas por um teste inicial, que permite ao aprendente reflectir sobre o grau de dificuldade na resolução de questões ao interagir com os verbos operativos, quer pela sua especificidade semântica e cognitiva, quer pela sua utilização concreta nas situações de estudo e de avaliação, por exemplo, quando lê um texto, quando procura entender o potencial significativo da mensagem, incluindo a imagética, e organiza as suas ideias para responder a questões a ele associadas.

Após a sessão de lançamento, prevista para as 17h30 no Auditório da Reitoria (Ala Sul-Poente), ao Colégio dos Jesuítas, os coordenadores da obra irão proferir a conferência “Estudos interdisciplinares: melhoria cognitiva e aprendizagem dos alunos”. A iniciativa, com entrada livre, conta com o apoio da Faculdade de Artes e Humanidades e do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira.