Madeira

Susana Prada visita limpeza de 10 hectares de terreno na Corujeira

None

O caminho dos Tornos, no sítio da Corujeira, está a ser alvo de corte de eucaliptos e limpeza de vegetação, esta quarta-feira, no âmbito da estratégia do Governo Regional para a prevenção e combate a incêndios. A secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, esteve esta manhã no local ao lado de Idalina Silva, presidente da Junta de Freguesia do Monte.

“Desde os incêndios do ano passado que o Governo regional já limpou e proporcionou a limpeza de 302 hectares de terrenos nas zonas altas do Funchal. Dando continuidade à política do Governo de zelar pela segurança da população, estamos neste momento a limpar mais 10 hectares de terrenos para prevenir os incêndios e as aluviões”, disse Susana Prada. A iniciativa, acrescenta, permite “diminuir a carga combustível através da limpeza dos eucaliptos, das invasoras” e, ao mesmo tempo, “prevenir as aluviões diminuindo a carga sólida através do material queimado”.

Para os trabalhos, o Governo Regional conta “com a colaboração dos privados”. Quer isto dizer que os proprietários devem acompanhar as limpezas “cumprindo a legislação em vigor”, garante a secretária Regional.

Reeleita nas últimas autárquicas, a presidente da Junta de Freguesia do Monte adianta que um dos objectivos deste mandato é a prevenção de intempéries através da sensibilização da população para a limpeza dos terrenos privados e reflorestação dos mesmos com árvores de frutos.