Madeira

Secretaria Regional da Saúde promove recolha solidária de donativos

None

A Secretaria Regional da Saúde (SRS) pretende levar a cabo uma recolha solidária de donativos pecuniários e não pecuniários que será entregue ao Centro de Acolhimento Temporário ‘Aconchego’, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, na valência de Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em Perigo da responsabilidade de Causa Social – Associação para a Promoção da Cidadania.

Uma ideia que partiu do secretário Pedro Ramos e pretende proporcionar uma quadra natalícia mais aconchegante às crianças institucionalizadas, que passam o Natal fora do seio familiar.

O Centro proporciona um acolhimento transitório e temporário de crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 0 meses e os 12 anos de idade e que se encontram em situação de perigo. Chegam encaminhadas pelos Tribunais ou pelas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, depois de lhes ter sido aplicada uma medida de promoção e protecção de acolhimento institucional.

O Centro procura na sua prática diária proporcionar condições que permitam proteger e promover a segurança, saúde, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral das crianças acolhidas, promovendo um ambiente reparador e terapêutico, assente num modelo transmissor de afectos e o mais próximo possível do modelo familiar. Assim, as necessidades sentidas são as mesmas que as sentidas em casas onde vivem crianças: produtos alimentares e de higiene, vestuário, calçado, material escolar, etc.

Os donativos deverão ser entregues no secretariado da SRS.