Madeira

Secretaria promove Jornada ‘A Ler’

A Jornada ‘A Ler’ decorrre amanhã, entre as 9h30 e as 18 horas, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal).
A Jornada ‘A Ler’ decorrre amanhã, entre as 9h30 e as 18 horas, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal).

Com o objectivo de promover a leitura junto dos alunos dos vários ciclos do ensino secundário, a Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação (DRE), inicia neste ano lectivo o projecto ‘A Ler’.

Neste âmbito, realizar-se-á amanhã, entre as 9h30 e as 18 horas, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal), a Jornada ‘A Ler’, com a apresentação de algumas comunicações sobre o tema por parte de especialistas intervenientes na promoção da leitura nos vários ciclos de ensino.

Na parte da manhã, haverá lugar para a apresentação dos vários projectos de leitura da DRE, pelos respectivos coordenadores ou responsáveis, sendo complementada com a participação de uma representante da Universidade da Madeira, uma representante do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira e uma escritora.

Na parte da tarde, a jornada será constituída por três mesas redondas: uma dedicada ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, outra dedicada aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e uma terceira dedicada ao ensino secundário.

Cada grupo de trabalho fará o diagnóstico de problemas e dificuldades e apresentará estratégias de combate aos mesmos que serão partilhadas com as restantes mesas.

Direcção Regional de Educação pretende-se com esta iniciativa “sensibilizar, de uma forma especial, os docentes de Português e os Técnicos Superiores de Bibliotecas Escolares e, de uma forma mais abrangente, todos os demais interessados nas práticas de leitura na população escolar (e não só); promover a reflexão sobre este tema, congregando vários projectos que, desenvolvendo práticas de leitura mais estruturadas e sustentadas, incentivam o gosto pelos livros e pela literatura e contribuem para a melhoria das capacidades de compreensão e interpretação por parte dos alunos”.