Madeira

Rui Barreto propõe “levantamento exaustivo” dos problemas da rede de água do Funchal

None

Na reunião de câmara que se realizou hoje, dia 9 de Novembro, na autarquia funchalense, foi aprovada por unanimidade uma proposta do CDS-PP com vista a um “levantamento exaustivo” dos problemas da rede de abastecimento do município, apresentando os resultados e um plano de intervenção no prazo máximo de um ano.

Um trabalho que poderá ser feito pelos técnicos da autarquia ou através da contratação de técnicos ou empresas especializadas. Uma proposta que mereceu a aprovação de todos os partidos na CMF e que vai permitir a “diminuição de perdas em termos ambientais e deverá ser ainda factor relevante para diminuir o valor do metro cúbico de água pago pelos cidadãos do Funchal”, refere Rui Barreto.

O vereador do CDS revela ainda que a Câmara Municipal do Funchal delibera proceder a um levantamento exaustivo dos problemas da rede de água do Funchal, para que se percebam as razões das perdas e que conduza à elaboração de um plano de intervenção para as minimizar.

A proposta do CDS vem na sequência das “elevadas perdas de água a um ritmo muito para além do razoável”, isto depois de uma série de intervenções.

O CDS relembra que entre 2011 e 2013 “foram feitos investimentos superiores a 10 milhões de euros na renovação da rede do Funchal, numa área de 149 hectares entre a Ribeira de João Gomes e a Ribeira do Lazareto; entre a Rua Visconde Cacongo e o Caminho do Pasto e entre a Rua Bela de São Tiago e o Caminho do Lazareto”.

Além da instalação de 18 Kms de rede de rega, da recuperação de três reservatórios da CMF e da recuperação da Levada do Bom Sucesso, foi dada aos munícipes a possibilidade de instalarem a rede de água dual que permite maior poupança e melhor gestão ambiental.

“Sendo a água um bem escasso, os dados são preocupantes, quer do ponto de vista ambiental, e são ainda um factor que encarece o custo de água para os habitantes do município”, diz Barreto que sugere assim o levantamento dos problemas relacionados com a água.