Madeira

“Quando houver uma desgraça nos Marmeleiros, aí já vai ser tarde”

None

“Quando houver uma desgraça nos Marmeleiros, aí já vai ser tarde.” As palavras são de Roque da Cunha, scretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que participou, há pouco, na tomada de posse dos órgãos sociais da estrutura regional do Sindicato, e visaram ilustrar a urgência que a Região tem em contar com uma nova unidade hospitalar.

O dirigente sindical foi muito elogioso para com o Governo Regional e com responsáveis de saúde da Madeira e crítico para com o Governo da República, em particular, com Adalberto Campos Fernandes.

Roque da Cunha criticou o Governo da República por se comprometer com o financiamento do novo hospital, mas nada fazer para o concretizar. “Os políticos que se entendam”. A crítica teve em conta a vinda de António Costa, nesta semana à Madeira, mas nada de novo aconteceu de facto, garantiu, com base em informações de pessoas ligadas ao processo, que não especificou.

O dirigente do SIM diz esperar que o processo eleitoral do próximo ano seja aproveitado para se “construir a infra-estrutura, para recuperar a dignidade de um serviço de saúde”, que já foi modelo, lembrou, e possibilite aos profissionais que trabalhem “da melhor forma”.

Os elogios para o Governo Regional foram para a abertura ao diálogo que permitiu, mais recentemente a a título de exemplo, definir um tempo médio para consultas e reservas de tempos para a elaboração de relatórios e para seguir médicos internos (estagiários). Uma abertura que, afirmou, contrasta com o anterior Governo e com o que acontece no continente, onde a compreensão do ministro da saúde não faz com que participe nas negociações. Algo que aconteceu na Região. Roque da Cunha desafiou o Governo da República a seguir o modelo acertado na Madeira.

Acabada de ser empossada, a médica pediatra, Fátima Alves, defendeu, igualmente, a “cultura de diálogo” e prometeu uma actuação em prol de uma “saúde de qualidade, para quem a recebe e para quem a ministra”.

Os exemplos do que a cultura de diálogo pode alcançar foram o Acordo colectivo de Trabalho de 2016 e o Acordo de Empresa de 2017, “a jóia da cora”.