Madeira

Produção de energia eléctrica aumenta na RAM

None

De acordo com os dados da Direcção Regional de Estatística divulgados hoje, a produção de energia eléctrica na RAM aumentou 0,8% face ao período homólogo.

A produção de energia eléctrica, estimada a partir dos dados de emissão de energia eléctrica fornecidos pela Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) aumentou 0,8% no 1.º semestre de 2018, em termos homólogos.

Analisando o mix de produção da energia eléctrica emitida no período em referência - cujo total rondou os 416,2 Gigawatt hora (Gwh) – é possível observar que, comparativamente ao período de Janeiro a Junho de 2017, assistiu-se a uma menor preponderância da fonte térmica na produção de energia (-7,4%, face ao período homólogo) em detrimento das outras origens. Estas quebras foram essencialmente compensadas pelo aumento verificado na energia de origem eólica (+59,6%) e hídrica (+13,5%).

A fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica passou de 66,8% no 1.º semestre de 2017 para 61,4% no semestre em referência de 2018.

Destaca-se ainda a preponderância do gás natural como fonte para a produção de energia eléctrica (quota de 12,8% do total), embora tenha existido um recuo de 8,9% em termos homólogos na produção de electricidade a partir desta fonte.

De referir ainda que a evolução da emissão de energia eléctrica no 2.º trimestre de 2018 – no qual se verificou uma redução de 0,7% face ao período homólogo – contraria a tendência manifestada no trimestre anterior (no qual se havia registado um incremento de 2,4%).