Madeira

Portugal renova parcerias com M-ITI e universidades dos EUA

O Madeira-ITI foi criado no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal.
O Madeira-ITI foi criado no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal.

Os professores Nuno Nunes e Valentina Nisi estarão presentes, nos dias 15 e 16 de Fevereiro, no evento ‘Go Portugal’, que marca o arranque do recém-renovado programa entre Portugal e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade do Texas em Austin e a Universidade de Carnegie Mellon. A renovação será por um período de dez anos e envolve um orçamento de 70 milhões de euros até 2023.

Nuno Nunes (M-ITI / Técnico U. Lisboa) é o novo co-diretor da parceria internacional Carnegie Mellon Portugal, cuja missão geral desta fase III é promover as relações indústria-ciência como agentes de mudança com especial foco na investigação das TIC para impacto social e económico.

No âmbito deste evento, serão oferecidos diversos workshops sobre temas dominantes das TIC, sendo que Valentina Nisi é a co-organizadora de um deles intitulado: ‘Human Centered Design’ (‘Design centrado em Humanos’).

Juntamente com Geoff Kaufman, o fundador do laboratório eHeart Lab e professor assistente de Interaçcão Humano-Computador (HCII), na Universidade de Carnegie Mellon, irão apresentar a investigação desenvolvida em conjunto nos últimos anos e debater o futuro dos próximos anos de parceria.

Sobre o Programa Carnegie Mellon Portugal

A missão do Programa Carnegie Mellon Portugal é colocar Portugal na vanguarda da inovação em áreas focadas de tecnologias de informação e comunicação, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa.

O programa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), iniciada em Outubro de 2006 e já renovada até 2017.

Esta parceria internacional abrange mais de 300 estudantes de Mestrado Profissional e de Doutoramento de grau dual, compreende 25 projetos de investigação, seleccionados por via competitiva, e tem mais de 80 empresas parceiras. O Programa impulsionou a criação do Instituto de Tecnologias Interativas da Madeira (Madeira-ITI) e de 9 start-ups: Dognaedis, Geolink, Feedzai, Virtual Traffic Lights, Mambu (criada a partir do Madeira-ITI), Orange Bird, Streambolico, Veniam e RedLight Software.

Impacto na Região

Criado em 2010, pela Universidade da Madeira, a Carnegie Mellon University (CMU) e o Madeira Tecnopolo, o Madeira-ITI resulta do sucesso alcançado no programa dual do Mestrado em Interacção Humano-Computador, no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal.

O grupo já gerou mais de dez milhões de euros em projectos de investigação em colaboração com a indústria, nomeadamente através da captação de investimento estrangeiro dos quais se destaca a primeira cátedra do espaço europeu de investigação (ERAChair).

O sucesso do instituto decorre também de uma relação muito estreita com a Região e com as empresas locais, em particular no desenvolvimento de vários projectos, e potenciando criação de startups tecnológicas através do Business Ignition Lab (BIL).