Madeira

Nova solução para doença das bananeiras

Bananicultores têm agora ao dispor um novo produto para combater o ‘cinzeiro’

None

Foi aprovado pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária um novo produto para a cultura da banana. Trata-se do Kraft Advance que vem combater pragas como ácaros e tripes, conhecido como cinzeiro.

Desde o aparecimento destas pragas e uma vez que houve produtos que passaram a estar interditos, o Governo Regional tem vindo a estudar, juntamente com o Ministério de Florestas e Desenvolvimento Rural, através da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária novas soluções, seguras e eficazes para debelar estas pragas que podem ter muitas consequências no rendimento dos agricultores.

Para o secretário regional de Agricultura e Pescas este é o resultado de um trabalho realizado pelos técnicos da secretaria em prol dos bananicutores da Região. “Desde que foi proibida a aplicação de um produto há algumas pragas que se têm feito sentir com mais intensidade. Conseguimos a autorização de um produto que manifestamente não foi de encontro às necessidades dos agricultores. Julgamos que com esta nova solução esse problema será ultrapassado”, disse Humberto Vasconcelos adiantando que a empresa pública – GESBA e a secretaria têm técnicos e meios para prestar um auxílio sempre que seja solicitado.

Este esforço da Secretaria Regional de Agricultura e Pesca em encontrar novos produtos surge após a retirada do Rufast Advance que foi proibido para utilização.

A banana é uma das culturas mais importante da Região com grandes impactos económicos. Em 2017 foram processadas cerca de 22 mil toneladas de banana.

A produção de Banana da Madeira é realizada por 2.900 bananicultores, que cultivam pequenas explorações agrícolas (85% das explorações têm menos de 1 hectare) e que no seu todo formam uma área de produção de cerca de 650 hectares.