Madeira

Montado da Esperança alvo de requalificação paisagística

Plantados 400 exemplares de espécies endémicas

Requalificação abrange faixa com cerca de 3 metros ao longo de quase 1km
Requalificação abrange faixa com cerca de 3 metros ao longo de quase 1km

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, visitou, juntamente com o Presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes, os trabalhos de requalificação paisagística do caminho florestal de acesso ao Montado da Esperança, no sítio da Alegria, São Roque.

O trabalho contou com a colaboração dos alunos das Escolas do Lombo Segundo e do Galeão, que estiveram no local a plantar 400 exemplares de espécies endémicas. Susana Prada explicou que “estamos a plantar Massarocos e Estreleiras, plantas de floração exuberante que ardem com maior dificuldade e que tornam o caminho paisagisticamente mais bonito”, lembrando que “as ações levadas agora a cabo terão já os primeiros resultados à vista dentro de 2 anos”.

Pedro Gomes, que uniu esforços no sentido de levar os alunos a participarem nesta ação, considerou “importante envolver as comunidades locais em atividades ambientais que promovam a sua formação e que contribuam para a requalificação dos sítios onde vivem”.

Anteriormente, o IFCN e a Junta de Freguesia de São Roque estiveram a remover plantas invasoras, como a Acácia, Giesta e Carqueja, das bermas do caminho, de modo a criar uma faixa de descontinuidade que dificulte a propagação de incêndios florestais.

Os trabalhos vão continuar, de modo a recuperar totalmente o piso e as condições de transitabilidade da via, com a retirada das infestantes e material queimado de incêndios anteriores e com a plantação dos restantes exemplares de massarocos e estreleiras ao longo da via.