Madeira

Madeirenses em destaque na área da saúde no Reino Unido

‘Patient at Home’ de Vitor Andrade e Vagner Pinto, nomeado para os Health Service Journal Awards

None

O serviço ‘Patient at Home’, do Hospital Princess Alexandra, em Harlow (Londres), encontra-se nomeado para os Health Service Journal Awards, na categoria de Acute, Community and/or Primary Care Services Redesign. No programa encontram-se dois enfermeiros madeirenses: Vitor Andrade, de 29 anos, e Vagner Pinto, de 30 anos.

Combater alguns dos maiores desafios que o sistema de saúde do Reino Unido enfrenta, como a falta de camas nos hospitais, o envelhecimento da população e os casos de obesidade, mórbida é o objectivo do Patient at Home. O serviço em prática do hospital londrino, do qual Vitor Andrade acompanhou o seu desenvolvimento desde o estado embrionário, tendo liderado vários vertentes do projecto, permite que os doentes recebam em casa o mesmo tratamento que receberiam no hospital, mesmo em casos pós-operação, com recurso a tecnologia avançada.

Vitor Andrade mostra-se satisfeito com a evolução do serviço. “Quando recebi o desafio de começar um projecto com esta ambição as dúvidas eram muitas. A aquisição de material, a escolha da equipa, a coordenação com o hospital e os próprios doentes, foram situações que requereram grande foco da nossa parte”, refere o madeirense que teve as dúvidas dissipadas após os primeiros meses.

“Foi uma evolução natural, de um serviço que tem muita qualidade, usa a melhor tecnologia e permite ajudar os pacientes de maneira personalizada”, refere.

A qualidade prestada pelo serviço tem tido grande repercussão no Reino Unido. A nomeação para os Health Service Journal Awards também ajudou, tendo começado a surgir agora propostas de outros hospitais para replicar o projecto. A ideia, segundo Vitor Andrade, é ter este serviço pelas restantes partes do Reino Unido. “Este é um serviço inovador, que retira grande carga dos hospitais, que muitas das vezes não tem espaço suficiente para manter todos os pacientes internados, pelo que é preciso priorizar e gerir cada caso. É então feita uma avaliação e dada essa opção ao doente que, em vez de ficar internado, fica confortavelmente em sua casa enquanto nós damos o apoio necessário”.

Sobre a nomeação para os Health Service Journal Awards, o enfermeiro de 29 anos afirma que é um momento de grande felicidade, mas espera que o reconhecimento das potencialidades do projecto sirva para “melhorar a qualidade do serviço prestado, em prol da comunidade que vive no Reino Unido”

Os Health Service Journal Awards são um dos mais importantes galardões na área da saúde no Reino Unido e pretendem destacar os melhores exemplos de prática de excelência e inovação, em 22 categorias. A atribuição dos prémios acontece hoje na O2 Arena.