Madeira

Madeira recebe pela primeira vez encontro ‘AppsForGood’

A maior competição nacional de aplicações criadas por jovens realiza-se amanhã, na Ribeira-Brava

FOTO Facebook
FOTO Facebook

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, organiza o I Encontro Regional ‘AppsForGood’, que terá lugar amanhã (6 de Julho), no auditório da ACIN (Ribeira Brava), entre as 14h e as 17h30.

O ‘AppsForGood’ é um programa internacional, lançado em Portugal no ano lectivo 2014/2015 pelo Comité para a Democratização da Informática Portugal (CDI Portugal), em parceria com a Direcção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE).

Trata-se de um movimento tecnológico educativo no qual alunos (entre os 10 e os 18 anos) e professores trabalham em equipa para darem resposta a questões relevantes do seu dia a dia através da criação de aplicações (’apps’) para smartphones ou tablets.

O recurso ao ‘AppsForGood’ permite o acesso a conteúdos digitais e viabiliza o contacto com especialistas de todo o mundo. A 4.ª edição decorre com um total de 3205 alunos e 450 professores de 180 escolas de todo o país.

O final de cada edição do programa ‘AppsForGood’ conta com uma competição que envolve dois momentos: os Encontros Regionais (selecção dos finalistas) e o Evento Final (onde são premiados os vencedores da edição do programa).

Este ano, realizar-se-á o I Encontro Regional na Madeira – já tiveram lugar encontros nos Açores, Porto e Lisboa – com a participação das equipas de alunos das escolas da Região que aderiram ao programa e que irão apresentar as suas soluções tecnológicas desenvolvidas ao longo do ano lectivo.

Neste âmbito, serão seleccionadas as 22 melhores soluções criadas pelos jovens para resolverem problemas sociais e que estarão presentes no Evento Final, no dia 24 setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Na sessão de abertura deste Encontro Regional, está prevista a assinatura de um protocolo entre a Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, e a Associação para Inserção por Centros Digitais de Informação - CDI Portugal, que será formalizado pelo Director Regional de Educação, Marco Gomes, e pelo Director Executivo da CDI Portugal, João Baracho.

As inscrições para o Encontro podem ser realizadas online.