Madeira

Madeira acolhe duas sessões sobre ‘Igualdade de género: um debate para tod@s’

None

O Parlamento dos Jovens, iniciativa institucional da Assembleia da República, realizada com a colaboração do Ministério da Educação e Ciência e das Secretarias Regionais que tutelam a Educação e a Juventude nos Açores e na Madeira, terá duas sessões regionais no início da próxima semana, ambas subordinadas à temática ‘Igualdade de género: um debate para tod@s’.

Este projecto visa incentivar os jovens a uma participação cívica e política mais activa, que possa contribuir para a resolução de problemas que afectem a sua vida e a da comunidade onde estão inseridos, vivenciando, desta forma, os princípios democráticos de uma cidadania activa.

A sessão regional para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico realizar-se-á segunda-feira (19 de Fevereiro), pelas 9h30, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), e contará com a participação de alunos representantes de 11 estabelecimentos de ensino: Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniçal, Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar do Curral das Freiras, Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva e Escola Básica e Secundária da Calheta.

A sessão de abertura contará com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, José Tranquada Gomes, do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, e de um representante dos deputados eleitos para a Assembleia da República, Carlos Pereira.

O projecto aprovado nesta Sessão Regional será posteriormente apresentado e debatido na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a realizar-se nos dias 16 e 17 de Abril, no Palácio de S. Bento, em Lisboa, na qual os deputados eleitos pelos vários círculos eleitorais do País aprovarão o Projecto de Recomendação a apresentar à Assembleia da República.

A sessão regional para o ensino secundário realizar-se-á terça-feira (20 de fevereiro), pelas 9h30, igualmente na ALRAM, envolvendo alunos de 14 escolas do ensino secundário: Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas – Carmo, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Escola da APEL, Escola Profissional Atlântico, Escola Profissional Hotelaria e Turismo da Madeira e Escola Secundária de Francisco Franco.

Nesta sessão, para além do Presidente da ALRAM e do Secretário Regional de Educação, participará Sara Madruga enquanto representante dos deputados eleitos para a Assembleia da República.

Após a aprovação das medidas, será elaborado um documento único, que representará a delegação da Madeira na Sessão Nacional, que terá lugar nos dias 14 e 15 de Maio, na Assembleia da República.

Ao longo destes dois dias, são os próprios alunos que dirigem os trabalhos do Plenário, assumindo o papel de deputados, cujas propostas são analisadas e debatidas por todos, na generalidade e na especialidade.