Madeira

Limpeza do Curral dos Romeiros é modelo a seguir noutros locais

None

Decorre, neste momento, uma limpeza de terrenos no Curral dos Romeiros, logo abaixo a zona de corta-fogo do Caminho dos Pretos. Uma intervenção que está a ser realizada por iniciativa e com meios do Governo Regional, mas que conta com a adesão e com um compromisso da população. Esse compromisso consiste em que, depois da intervenção de maior monta inicial, a população se compromete a manter os terrenos limpos e a rearborizá-los com plantas cedidas pelo Governo Regional.

O modelo foi apresentado, hoje ao início da tarde, por Susana Prada, que disse pretender seguir esta forma de actuação noutros locais, que não especificou. A secretária do Ambiente explicou que, há sensivelmente um mês e meio, esteve no terreno em conversações com as populações proprietárias dos terrenos e que foi nesse âmbito que o compromisso foi assumido.

No caso em concreto, estão ser limpos dois hectares de terreno, que se juntam aos cerca de 80 que já foram limpos neste ano. Ao todo, em 2018 e 2019, devem ser limpos 480 hectares. No ano passado foram pouco mais de 300.

Sobre a concretização do projecto da faixa corta-fogo, a governante fez questão de recordar que se trata de algo com componentes a vários prazos: no imediato – aquisição e limpeza de terrenos; a médio prazo – arborização e manutenção (limpeza), mais arborização e manutenção; a longo prazo – manutenção.

Neste momento, a Região dispõe de doações e terrenos suficientes para adquirir um quarto do total da área pretendida. Susana Prada lembrou que a aquisição dos terrenos é difícil, nomeadamente, no que diz respeito à identificação de proprietários. Mas não é necessário a Região tornar-se dona de todos os terrenos. Há espaços cujos donos não pretendem vender, mas que aderem ao projecto, através de financiamento público. Donos que não adiram nem queiram vender não existem, garante Susana Prada.