Madeira

JPP promete reabrir marginal da Ribeira Brava a carros, bicicletas e pessoas

None

O cabeça-de-lista do JPP à Câmara da Ribeira Brava, Luís Drumond, comprometeu-se hoje a, caso ganhe as eleições autárquicas de Outubro, reabrir a via marginal que liga a sede do concelho à Tabua e que se encontra encerrada ao trânsito há vários anos.

Numa iniciativa de pré-campanha, o candidato descreveu que o motivo apresentado pelo Governo Regional e pela Câmara para a interdição da circulação automóvel nesta estrada é a alegada instabilidade da escarpa, que provoca a queda de pedras e põe em perigo as pessoas e veículos. Contudo, Drumond assegura que “o real fundamento” é outro, designadamente uma “tomada de posição política”, pois “quiseram fechar a Tabua à Ribeira Brava com outros propósitos”.

Ora o representante do JPP qualifica a situação de “caricata” e de “negligência tremenda”, pelo que promete reabrir a referida estrada. O seu plano passa por limpar a estrada e, mantendo-a fechada ao trânsito, monitorizar durante 6 meses a queda de pedras. Caso a precipitação de inertes seja na mesma quantidade que se verifica noutras estradas regionais, a sua decisão é simples: a via marginal entre Ribeira Brava e Tabua reabre ao trânsito. Tem também um projecto de valorização da mesma estrada com a criação de uma ciclovia e de um circuito pedonal.