Madeira

JPP condena subida do preço da água para aumentar rendimentos dos accionistas da ARM

None

O Juntos pelo Povo (JPP) esteve esta manhã no Caniço, junto ao reservatório do Livramento, para alertar para os dados do estudo económico-financeiro da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), que refere a intenção de proceder ao aumento das tarifas da água nos diferentes municípios da Região.

“Segundo este estudo, o aumento das tarifas garante o equilíbrio da concessão, nomeadamente nos parâmetros que se referem à recuperação dos custos associados à própria prestação dos serviços, à recuperação do capital investido pela ARM e o aumento de 9% referente à remuneração actual do capital accionista. Ou seja, a ARM pretende aumentar os valores de água para aumentar o rendimento dos accionistas”, revelou, preocupado, o deputado Rafael Nunes.

O JPP considera “inaceitável que a ARM decida aumentar as tarifas, sem conseguir garantir acesso à água à maior parte dos regantes, numa altura em que este bem está a escassear, não existe disponibilidade de água de rega em diversos sítios, havendo casos de agricultores e regantes que passam imensos giros sem conseguir retirar água”.

Rafael Nunes lembra que este aumento vai ter consequências, também, na economia familiar. “As pessoas, no seu consumo diário, vão ver este aumento reflectido nas suas contas”, lamentou.

O JPP quer ver esta situação esclarecida e pretende saber quais as intenções reais da secretaria regional da tutela, já que considera “inadmissível que se aumente desta forma a água a toda a população - é uma situação que vai atingir todos os municípios, pois está em causa o aumento da tarifa de água em alta”.