Madeira

Jaime Moniz promove Jornadas da Matemática

Iniciativa realiza-se de 19 a 22 de Fevereiro

None

Um grupo de professores de Matemática da Escola Secundária Jaime Moniz, coordenado pelo professor João Viveiros, promoverá nesta escola as Jornadas da Matemática, de 19 a 22 de Fevereiro de 2018.

Com este evento cria-se assim um espaço onde professores e alunos poderão expor trabalhos realizados na sala de aula. A área da Matemática privilegiada pelas jornadas será a Trigonometria, mas contará com outras abordagens no âmbito da matemática. Para além do que foi referido serão dinamizadas conferências dirigidas aos alunos.

Com este evento pretende-se mostrar a importância da Matemática como ciência no desenvolvimento de outras áreas científicas. Pretende-se ainda chamar a atenção para o facto de a matemática estar presente em todas as situações, tais como, nas formas dos objectos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. O desenvolvimento da matemática está ligado à pesquisa, ao interesse por descobrir o novo, à investigação de situações. É a ciência do raciocínio lógico.

Uma vez que as jornadas visam essencialmente os alunos, evidencia-se o lado lúdico da Matemática permitindo que os alunos exponham os seus trabalhos, desenvolvam a sua autonomia, usem a sua criatividade e tenham contacto com jogos lógicos.

Deste modo envolve-se os alunos num espaço motivador para as questões matemáticas, e sobretudo, cria-se um espaço saudável de convívio na comunidade escolar.

A sessão de abertura irá contar com a presença de Jorge Carvalho, secretário regional da Educação.