Madeira

Instituto de Florestas e Conservação da Natureza intensifica campanhas contra pragas

None Ver Galeria

O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN) tem em execução o Programa Estratégico de Fitossanidade Florestal para a Região Autónoma da Madeira, onde se consubstanciam as medidas fitossanitárias adequadas ao controlo e monitorização de pragas através de campanhas intensivas e extensivas de monitorização de insetos prejudiciais à floresta.

Face às condições meteorológicas atípicas, como sejam as elevadas temperaturas verificadas nos últimos dias, observou-se no Curral das Freiras um surto de Brachytemnus porcatus, insecto comum em madeira com casca em decomposição, sem representar qualquer perigo para a população.

Neste âmbito, o IFCN está a proceder à intensificação na instalação de armadilhas de captura de insectos, no Curral das Freiras.

Cada uma destas armadilhas contém atractivos para este insecto, que ao ser atraído para uma armadilha fica retido, diminuindo assim a densidade e também permitindo o seu estudo em laboratório. Refira-se que não menos importante tem sido a colaboração e o zelo que a população tem demonstrado para com estas iniciativas.