Madeira

‘Impacto Funchal 2018’ oferece aos funchalenses rastreios de saúde e animação diversa

A iniciativa é gratuita e decorre durante esta semana na Praça Amarela, no Funchal

None

Arrancou ontem na Madeira, o IMPACTO Funchal 2018, um serviço gratuito, prestado à população do Funchal por uma Associação de Jovens oriundos de todo o país.

A iniciativa decorre até ao próximo domingo, dia 12 de Agosto, das 19h30 às 22h30, na Praça Amarela, bem no centro do Funchal, e vai oferecer às pessoas, de forma totalmente gratuita e benévola, várias actividades na forma de Ateliers, desde rastreios de saúde, medição de tensão arterial, níveis de glicemia e colesterol, índice de massa corporal, informação sobre comportamentos preventivos e aconselhamento médico. A iniciativa oferece ainda animação infantil, com recurso a ATL, fantoches, música e artes, entre outro, animação de rua, com a realização de pequenas encenações teatrais, grupos de mimos, etc, espectáculos musicais, com performances de música coral e instrumental de índole cristã, exposições, sobre temas variados com vista à reflexão pessoal e interacção com as pessoas.

O IMPACTO é um projecto que existe desde 1992 e já percorreu dezenas de cidades e vilas de Portugal com um programa de interacção, serviço e animação, junto das populações locais. Consiste num programa de animação de rua levado a cabo por cerca de uma centena de jovens oriundos de todo o país, e que durante 10 dias realizam um conjunto de actividades, colocando-os num contexto de serviço ao outro e disponibilidade para usarem os seus recursos pessoais, tais como a sua formação académica e /ou profissional, as capacidades artísticas, os valores e princípios morais, o desejo de interacção com as pessoas.

A organização pertence à Associação da Juventude Adventista (AJA), uma associação juvenil sem fins lucrativos, formalmente organizada como Associação em escritura de 4 de Dezembro de 2002, mas que desenvolve a sua actividade junto da juventude e sociedade portuguesa há mais de 50 anos, tendo como objectivos fundamentais a formação dos jovens para uma cidadania participativa e a promoção de um desenvolvimento harmonioso do jovem nas suas vertentes, física, mental, social e espiritual.

O universo dos seus associados é de cerca de 1500 jovens distribuídos por núcleos presentes em quase todos os distritos do país mas com um número médio de participantes nas actividades por si organizadas anualmente, de cerca de 2000 jovens.

O evento termina no domingo, dia 12 de Agosto, com um concerto final, marcado para as 21 horas.