Madeira

Governo Regional reforça formação destinada a desempregados

FOTO Marco Bastidas
FOTO Marco Bastidas

Decorreu, hoje, nas instalações da Gest Líder II, em Santo António, a entrega de Certificados da Formação Modular do Curso de Contabilidade e Fiscalidade a 23 formandos, inscritos no Instituto de Emprego da Madeira (IEM). A cerimónia contou com a presença da secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade.

Estes cursos constituem uma aposta do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, na qualificação da população desempregada, no sentido de contribuir para a sua adaptação aos novos contextos do mercado laboral e, consequentemente, melhorar os seus níveis de empregabilidade e a inserção/ reinserção no mercado de trabalho.

De referir, que ao abrigo do Programa Operacional Madeira 14-20 (Fundo Social Europeu), a ser desenvolvido ao longo dos próximos 2 anos, em parceria com o Instituto para a Qualificação, IP-RAM e com 20 entidades formadoras, encontram-se aprovados 133 percursos de formação, dos quais 62 já tiveram o seu início e abrangeram um total de 1284 desempregados.

Neste âmbito, a Gestlider, em virtude do seu trabalho no domínio da formação profissional, assumiu-se como um dos parceiros certificados rumo a uma melhoria significativa das qualificações da população desempregada.

Esta colaboração permitiu, até ao momento, envolver 47 desempregados em dois Cursos de Técnico de Contabilidade e Fiscalidade (125 horas). O primeiro curso terminou em Agosto (24 formandos) e foram hoje entregues os certificados ao segundo curso, que terminou em Novembro (23 formandos) de 2017. De referir que existe mais um curso a iniciar (8 de Fevereiro) e outros dois previstos ainda para este ano, sendo que no total serão formados, na área de Contabilidade e Fiscalidade, 120 desempregados com habilitação entre o 9º e o 12º ano de escolaridade.

Estas medidas revelam um esforço concertado, da parte do Governo Regional, no âmbito do Emprego e da Formação Profissional, com vista a dotar a população desempregada de novas ferramentas, imprescindíveis a um mundo do trabalho em constante mudança e onde a Qualificação dita as suas regras condicionando sobremaneira a inserção ou reinserção profissional.