Madeira

Governo Regional dá mais apoio financeiro ao Lar de idosos do Porto Santo

None

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais visitou hoje, 23 de Fevereiro, o Lar da Fundação de Nossa Senhora da Piedade, no Porto Santo, onde esteve com os idosos e reuniu-se com a direcção, liderada pelo Padre Fábio Ferreira.

Após a visita, Rita Andrade falou adiantou ao DIARIO ter sido uma reunião “muito proveitosa e positiva, com resultados práticos”, que surge na sequência de uma visita de Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, à ilha dourada, no final do ano passado, e de uma visita do Padre Fábio à Madeira. Destes encontros saiu então o convite para visitar e conhecer o lar.

Rita Andrade mostrou-se “satisfeita” como que o que viu no Lar, considerando que “a instituição tem belíssimas condições de infra-estruturas”. A governante adiantou que esta visita serviu igualmente “para ver in loco e compreender algumas das dificuldades manifestadas anteriormente”, referentes à falta de pessoal, deixando a promessa de uma solução “através da segurança social, de acordo com a cooperação existente”.

Rita Andrade disse ainda que esta instituição “consegue dar resposta” às suas necessidades e tem sido uma verdadeira “mais-valia e um parceiro fundamental”, quer no centro de convívio, quer no centro de dia, bem como na estrutura residencial para idosos que tem capacidade para 28 pessoas.

A governante com a pasta dos Assuntos Sociais revelou que a Fundação de Nossa Senhora da Piedade vai ter um “presente” financeiro. “Conseguimos um aumento anual de 111 mil euros no apoio financeiro que vai permitir outra sustentabilidade, porque temos cada vez mais idosos e isso não tem de ser um facto negativo”, referiu Rita Andrade, considerando que o aumento dos idosos obriga a uma maior capacidade de resposta, para que os doentes e as pessoas com mais demência tenham o devido apoio. “É neste sentido que surge este reforço financeiro para um local que merece o nosso enorme agradecimento pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no Porto Santo”, disse a Secretária Regional.