Madeira

Governo investe anualmente mais de 3 milhões de euros em medicamentos para doentes com sida

None

O Médico Mário Rodrigues participou na conferência ‘Vamos intervir e humanizar’, promovida pela Comissão Regional de Luta Contra a Sida, em representação do Secretário da saúde, Pedro Ramos, onde afirmou ser “possível viver com SIDA e esta tem sido a maior conquista”.

Mário Rodrigues, assessor para os cuidados hospitalares do secretário regional da Saúde, destacou o investimento do Governo Regional na área da saúde em “mais de 3 milhões de euros anuais em antirretrovirais, assegurando assim o tratamento e a terapêutica a cerca de duas centenas de doentes”, deixando um enfoque na necessidade de a sociedade civil estar mais envolvida na prevenção e no diagnóstico precoce.

“A notificação dos casos tem sido essencial para conhecermos a nossa realidade. O esforço para notificar todos os casos tem permitido registar, actualmente, uma média de 5 a 6 novos casos de SIDA por ano, em contraponto com cerca de 20 novos casos de infeção por VIH”, referiu Mário Rodrigues.

A Madeira registou desde 1987, 630 casos por infecção VIH estando cerca de metade assintomáticos. Mais de 80% destes infectados estão vivos, bem como cerca de 60% dos doentes, que desenvolveram SIDA, o que demonstra uma taxa de sobrevida bastante satisfatória em ambas as situações, considerou Mário Rodrigues

Estas taxas relacionam-se com o diagnóstico precoce da infecção ou doença e à administração atempada de tratamento antirretroviral, cada vez mais eficaz.