Madeira

Funchal é ‘Município Mais Azul’ pelo segundo ano consecutivo

O Lido e a Ponta Gorda voltaram a hastear, na época balnear de 2017, as suas Bandeiras Azuis.
O Lido e a Ponta Gorda voltaram a hastear, na época balnear de 2017, as suas Bandeiras Azuis.

A vereadora Idalina Perestrelo, com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal do Funchal, recebeu em Vilamoura, no Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul 2017/18, o galardão ‘Município Mais Azul’, entregue ao Funchal como um dos municípios do país com desempenho excelente relativamente às actividades de educação ambiental, no decorrer da última época balnear.

O prémio é estabelecido pela Associação Bandeira Azul da Europa e pela Agência Portuguesa do Ambiente e volta a distinguir “o compromisso, empenho e criatividade do Município na realização de actividades de educação ambiental, para todas as idades, nas nossas praias”, enalteceu Idalina Perestrelo.

O Funchal voltou a destacar-se na classificação relativa a actividades ambientais, com dezenas de acções dinamizadas de raiz nos Complexos Balneares do Lido e Ponta Gorda e, ainda, na Praia Formosa. A Agência Portuguesa do Ambiente, entidade que avalia e atribui a pontuação, teve em conta “a classificação das actividades realizadas, o equilíbrio entre as temáticas que tinham de ser abordadas, o enquadramento com o tema anual, o local escolhido e a preocupação explícita com o público sénior e os portadores de deficiência”.

Idalina Perestrelo agradeceu o reconhecimento e sublinhou que “o trabalho na área ambiental tem sido uma aposta permanente deste Executivo. Os galardões que temos recebido, entre os quais também me apraz destacar a conquista da Bandeira Verde ECOXXI pelo terceiro ano consecutivo, são um indicador que prezamos bastante, mas o nosso propósito é sempre aumentar a qualidade de vida na nossa cidade e, por consequência, dos munícipes e de todos aqueles que nos visitam.”

O Lido e a Ponta Gorda voltaram a hastear, em 2017, as suas Bandeiras Azuis, dado o cumprimento de critérios específicos de excelência, e, em virtude disso, o Município estreou, este ano, um Centro Azul, localizado na Ponta Gorda, e que é um caso único na Região. Trata-se de um espaço próprio, particularmente atractivo e dinâmico para os mais novos, com biblioteca e diversas actividades lúdicas, com o propósito de ser um polo dinamizador de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável e de informação sobre a Bandeira Azul. O Centro Azul da Ponta Gorda esteve operacional durante toda a época balnear e a intenção da Autarquia é abrir centros idênticos no próximo ano, no Lido e na Barreirinha.

O Programa Bandeira Azul visa desencadear um conjunto de acções cujo objectivo principal é educar para a conservação, protecção e melhor gestão dos ecossistemas marinhos e terrestres. As suas acções de formação, motivação e incentivo à investigação visam uma maior capacitação para o surgimento de acções multiplicadoras e de micro projectos à escala local, cabendo aos parceiros, sejam eles escolas, comunidade, autarquias, administração pública ou comunidade científica, ser os facilitadores de projectos de investigação-acção, que possibilitem sensibilização e aprendizagens significativas.

Este ano o título de ‘Município mais Azul’ foi também atribuído: ao Porto (Norte), Cantanhede e Aveiro (Centro), Mértola e Odemira (Alentejo), Horta (Açores), Vila Real de Santo António (Algarve) e Lourinhã (Tejo).

O tema do Seminário Nacional deste ano foi “Do CO2 ao O2 – agir em ecossistemas terrestres e marinhos”, tendo este como objectivo trabalhar os impactos, mitigação e adaptação às alterações climáticas. Refira-se, neste âmbito, que o Funchal foi a primeira cidade da Região a ter uma Estratégia Municipal para fazer face às alterações climáticas, apresentada publicamente em dezembro de 2016. Idalina Perestrelo foi, de resto, eleita na semana passada Vice-Presidente do Conselho Geral da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas.