Madeira

Funchal celebra Cidades Educadoras na Praça do Município

O Funchal organizou no passado mês de Outubro, pela primeira vez, o encontro anual da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que o Município integra desde 2014.
O Funchal organizou no passado mês de Outubro, pela primeira vez, o encontro anual da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que o Município integra desde 2014.

A Câmara Municipal do Funchal assinala amanhã, dia 30 de Novembro, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, na qualidade de membro de uma rede internacional que engloba 490 cidades, de 36 países nos 5 continentes.

O programa de actividades começa logo pela manhã, com um encontro entre agentes educativos locais na Praça do Município, pelas 10 horas, momento em que Paulo Cafôfo vai reafirmar o compromisso do Funchal para com o manifesto das Cidades Educadoras, renovando os seus princípios orientadores, um acto que decorrerá em simultâneo nas cidades de todo mundo que fazem parte desta rede e se vão associar à iniciativa.

O Departamento de Educação e Qualidade de Vida da Autarquia (DEQV) vai, depois, dinamizar actividades com os diferentes parceiros ao longo de todo o dia na Praça, sendo que algumas delas estão abertas a toda a população. É o caso de um mural que vai pedir o contributo dos funchalenses a respeito do que é uma Cidade Educadora e do que deve ser o Funchal no futuro.

A Vereadora Madalena Nunes, com o pelouro da Educação na Autarquia, considera tratar-se “de um evento com bastante simbolismo, que une o Funchal a cidades de todo o mundo” e sublinha “a dedicação do actual executivo para com os princípios da Carta das Cidades Educadoras (...) promovendo a cidadania e a participação das pessoas na gestão do território, respeitando a diversidade e o direito à diferença e promovendo a igualdade e a formação ao longo da vida dos seus munícipes.”

A acção desta quinta-feira é, pois, “uma forma de continuar a dar visibilidade a este compromisso com a construção de um território melhor e mais justo, cuja edificação depende sempre, não só do envolvimento dos municípios, mas também de todos os parceiros locais da cidade, que na maior parte dos casos trabalham em articulação connosco e que são determinantes para o trabalho que promovemos”, explica a vereadora. A autarquia conta, por isso, para as actividades previstas com diversas escolas primárias e secundárias do concelho, centros comunitários, ginásios municipais, Universidade Sénior, e com associações e clubes que colaboram com a autarquia neste domínio.

O tema central deste ano será a Educação Ambiental, área na qual o Município acaba de ser reconhecido, de resto, pela ABAE como “Município Mais Azul 2017”, pelo que a Protecção Civil Municipal, o Departamento de Ambiente, a Divisão de Águas e as empresas municipais Frente MarFunchal e Sociohabitafunchal vão associar-se ao Departamento de Educação e Qualidade de Vida na preparação de actividades específicas para o efeito.

Recorde-se que o Funchal organizou no passado mês de Outubro, pela primeira vez, o encontro anual da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que o Município integra desde 2014.