Madeira

Eurodeputado João Ferreira questiona a Comissão Europeia em defesa do Porto Santo

FOTO LUSA
FOTO LUSA

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, questionou hoje a Comissão Europeia em defesa do Porto Santo.

Concretamente o eurodeputado colocou ‘em cima de mesa’ os problemas das ligações aéreas, as insuficiências do serviço público prestado pelo actual operador, os requisitos exigidos e a urgência de medidas resolutivas mais conformes os interesses das populações daquela ilha e da sua economia turística.

“As ligações entre as ilhas do Porto Santo e da Madeira são um problema de há muito, que afecta a economia local e a qualidade de vida das populações residentes, em especial do Porto Santo. O serviço actual, assegurado pela empresa Binter, é caro, irregular (com constantes supressões de voos, que não são previamente comunicadas aos passageiros) e com horários definidos não em função dos interesses das populações mas sim dos interesses da Binter, mais interessada em rentabilizar outras rotas”, expôs João Ferreira, questionando se a Comissão tinha conhecimento das condições do Caderno de Encargos e “como e quando poderão estas condições ser contempladas numa revisão do contrato de concessão?”.

Foram também colocadas questões de ordem ambiental e de sustentabilidade do uso do território, em especial, quanto a medidas de salvaguarda da praia da ilha do Porto Santo.