Madeira

Estação de rádio experimental, ‘Rádio DiG’, vai para o ar na terça-feira

O festival Madeira DiG estará no ar na 97.8 FM para o Funchal e em 87.7 FM na Ponta do Sol. Ver Galeria
O festival Madeira DiG estará no ar na 97.8 FM para o Funchal e em 87.7 FM na Ponta do Sol.

Fruto de uma parceria, recentemente estabelecida, entre o Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) e a organização do festival Madeira DiG, surge a Rádio DiG. Esta estação de rádio de cariz experimental estará no ar entre os dias 28 de Novembro e 6 de Dezembro, cobrindo os dias em que se realiza, entre a Calheta e a Ponta do Sol, mais uma edição do festival internacional.

Música electrónica e electroacústica, de carácter vanguardista, live performances, entrevistas e emissão dos concertos programados para o palco do MUDAS, entre o revisitar a edições passadas do festival e o foco apontado ao alinhamento deste ano é do que se fará compor a programação da Radio DiG, que é da responsabilidade da APCA – Madeira, para além de se haver aberto espaço à divulgação de artistas regionais com trabalho nesta área em específico.

Trata-se, segundo o comunicado difundido pela Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA), de “uma nova abordagem à difusão radiofónica assente no binómio ‘hi-tech’ e ‘low-cost’ a partir do projecto RooTIO, que o M-ITI tem estado a desenvolver e que consiste numa plataforma técnico-social que possibilite uma nova forma de comunicação mais acessível e que foi já implementada em quatro comunidades no Uganda, com recurso a um telefone, um balde e painéis solares”.

Este sistema permitirá aos investigadores do M-ITI testar esta ferramenta em novos e diferentes tipos de conteúdos, como as sonoridades inerentes à electrónica experimental. Ao mesmo tempo, permite também à organização do MADEIRADiG expandir o perímetro da edição deste ano a um público mais vasto, além das paredes do auditório do MUDAS e chegar mesmo à cidade do Funchal.

A apresentação desta parceria M-ITI/MADEIRADiG decorre amanhã, pelas 16 horas, nas instalações do Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI), no edifício Madeira Tecnopolo. A sessão é aberta ao público em geral.