Madeira

É já nesta sexta-feira que acontece uma das noites mais divertidas do Carnaval, saiba de tudo na sua agenda

Foto DR
Foto DR

‘Noite Travesti’ nas Vespas com ‘3 rooms’

A famosa ‘Noite Travesti’ está de volta nas Vespas, sendo o tema deste ano ‘O show das matrafonas’. Há um prémio de 500 euros para a melhor actuação. Os DJs OXY e Sérgio Soares vão estar nos comandos da animação das Vespas. Na sala vizinha, Jam, estarão os DJs Ricardo Campos, Maurílio Freitas e Fábio Canha e no Marginal as sonoridades mais electrónicas estarão a cargo dos DJs Migs e Nelson Caires.

Noite de ‘The Great Gatsby’ no Copacabana

As animações do Carnaval também vão estar na discoteca Copacabana. O ‘dress code’ é inspirado nos loucos anos 20 do século passado, com muito glamour à mistura. O tema da noite é dedicado ao ‘The Great Gatsby’, havendo um prémio de 500 euros o casal mais ‘gatsby’ da noite.

Espectáculo ‘O que me move?’ no MUDAS

O espectáculo ‘O que me move?’, do CAO Artístico – Arte em Mobilidade, terá lugar às 21 horas, no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea e contará com a presença da vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Fernanda Cardoso.

Museu de História Natural apresenta exposição sobre Darwin

O Museu de História Natural do Funchal abre ao público esta sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, a exposição ‘Darwin e a dinâmica dos solos’. Sob a alçada da Câmara Municipal do Funchal, a exposição foi concebida para ser itinerante, com o objectivo de sensibilizar a população para alguns dos problemas atuais que afectam os solos, abordando um tema ainda pouco estudado na Madeira. O mote da exposição é Charles Darwin, o histórico naturalista britânico que, durante mais de 40 anos, observou, estudou e teorizou sobre o envolvimento das minhocas em diversos processos naturais relacionados com os solos e a sua participação nos diversos ciclos geológicos e físico-químicos. Estes estudos e observações foram compilados e publicados em 1881, no seu último livro científico, pouco conhecido do grande público, e que se chamou ‘A formação de húmus, por acção das minhocas, com observações dos seus hábitos’.

Entrega dos certificados da formação ‘Sustentabilidade dos Trilhos de BTT’

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, preside, às 18h45, no Museu do Jardim Botânico, à entrega dos certificados relativa à formação realizada na área da ‘Sustentabilidade dos Trilhos de BTT’ e que pretendeu ir ao encontro da política do Governo Regional de promover a utilização sustentável e a valorização do Património Natural.

Início do ‘Ponta do Sol Cup 2018’

O torneio ‘Ponta do Sol Cup 2018’ decorrerá de 9 a 12 de Fevereiro, no Campo Municipal dos Canhas.

Programa desta sexta-feira

19h30 – Acreditação de todas as equipas participantes;

20h30 – Reunião técnica com os responsáveis das equipas participantes.

Instituto de Administração da Saúde fala sobre a gripe

O Instituto de Administração da Saúde realiza, pelas 14h30, uma conferência de imprensa sobre a ‘Época da gripe 2017/2018 - Ponto de situação’, no auditório deste instituto.

Apresentação do ‘Porto Santo Nature Trail 2018’

Decorrerá nesta sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, pelas 16 horas, a bordo do navio Lobo Marinho, a apresentação do ‘Porto Santo Nature Trail 2018’, evento de trail running que integra o circuito ‘Trail Madeira 2017/2018’, organizado pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira ( AARAM).

Estudantes de Machico e filhos de trabalhadores da SDM premiados

A Sociedade de Desenvolvimento da Madeira realiza, pelas 10h30, nos escritórios na Zona Franca Industrial (Caniçal), a cerimónia de entrega dos Prémios Escolares ZFI 2017, evento que corresponde à 13.ª edição deste concurso. A cerimónia contará com as presenças de representantes do Governo Regional da Madeira, designadamente do vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e do secretário regional de Educação, Jorge de Carvalho, bem como do presidente da SDM, Francisco Costa. Serão entregues oito computadores de última geração, quatro a alunos do Ensino Básico e outros quatro a alunos do Ensino Secundário. No leque dos prémios atribuídos destaca-se a entrega de um cheque no valor de 2000 euros ao estudante universitário que terminou o curso com melhor média final em 2017.

Prova de Ciclismo de Estrada ‘Circuito Noturno’

Nesta sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, realiza-se a Prova de Ciclismo de Estrada denominada ‘Circuito Noturno’, no Funchal. A organização do evento é da responsabilidade da Associação de Ciclismo da Madeira, membro da UVP-FPC.

Programa

20h15 – 20h40: Confirmação de inscrições

20h45: Assinatura do Livro do Ponto

20h50: Chamada dos Atletas

21h00: Partida da Prova

22h30: Entrega de Prémios

Inauguração do Grand Café Penha d’Águia

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, estará, pelas 17h30 desta sexta-feira, na inauguração do Grand Café Penha d’Águia, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses. Depois, às 18h30, marcará presença na cerimónia de entrega de 185 certificados e 30 diplomas a jovens e adultos que concluíram com sucesso acções de formação e processos de reconhecimento e validação de competências no Instituto para a Qualificação. A cerimónia realizar-se-á no auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes.

Inauguração de placa junto ao Palacete da Mouraria

Pelas 10 horas, será inaugurada uma placa junto ao Palacete da Mouraria, inserida no âmbito das Comemorações dos 70 Anos do Inatel Funchal, onde funcionou as primeiras instalações da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, actual Fundação Inatel. A produção da placa teve o contributo da Câmara Municipal do Funchal e do Grupo de Folclore da Boa Nova.

Apresentação do Cortejo de Carnaval do Caniço

A conferência de apresentação do Cortejo de Carnaval do Caniço será realizada nesta sexta-feira, dia 9, pelas 11horas, na sede da Junta de Freguesia.

Fernanda Cardoso recebe embaixador do Bangladesh

Em representação do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, a vice-presidente Fernanda Cardoso, recebe, às 11h30, o embaixador da República Popular do Bangladesh, Ruhul Alam Siddique, numa audiência para apresentação de cumprimentos.

Ireneu Cabral Barreto recebe embaixador do Bangladesh

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, recebe, pelas 10h30, no Palácio de São Lourenço, o embaixador da República Popular do Bangladesh, Rahul Alam Siddique, em audiência.

CDS contacta populações do Funchal

O presidente do CDS-PP Madeira contacta esta sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, as populações do centro do Funchal. Às 11 horas haverá declarações, junto à porta principal do Mercado dos Lavradores.

CDU aborda “degradação do serviço prestado pelos CTT”

A CDU/Madeira organiza nesta sexta feira, 9 de Fevereiro, uma intervenção pública contra a “degradação do serviço prestado pelos CTT na Região”, às 10h30, junto à Estação dos CTT na Avenida Zarco, e às 11h30 na Estação do ‘Edifício 2000’, na Avenida K. Gulbenkian, no Funchal. Nesta iniciativa intervirá o coordenador regional, Edgar Silva.

Reunião da Comissão Política Nacional do JPP

A Comissão Política Nacional do JPP terá uma reunião, a partir das 20 horas, para a análise de temas políticos da actualidade e de organização interna do partido. A reunião terá lugar no Hotel Orquídea (Rua dos Netos, n.º 69-71). Estão previstas declarações à comunicação social, pelas 21h30.