Madeira

Domingo assinala-se o Dia Mundial do Cancro

O Núcleo Regional da Madeira da LPCC apresenta um Ciclo de Conferências dedicadas ao Código Europeu Contra o Cancro, a decorrer ao longo de 2018

None

Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem de cancro e muitas destas mortes podem ser evitadas com maior apoio governamental e financiamento para programas de detecção, prevenção e tratamento. Assim, no dia 4 de Fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Cancro, um evento global que une a população em torno da luta contra o cancro, através da sensibilização e da educação.

Trata-se de uma iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), uma rede de cooperação internacional, composta por diferentes membros e organizações, que contribui com discussões e encontros científicos direccionados para políticas de saúde na área da oncologia.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, é uma das mais antigas instituições no espaço europeu na luta contra o cancro. A LPCC é membro da UICC desde 1983, colaborando activamente no desenvolvimento e implementação de projectos internacionais.

É, pois, neste âmbito que o Núcleo Regional da Madeira da LPCC promove, entre domingo e segunda-feira, um programa diversificado acções de sensibilização para a prevenção e luta contra o cancro em várias localidades da Região, sob o slogan “Nós podemos, eu posso”.

Além da entrega simbólica de flores e panfletos de sensibilização, será apresentado, no próximo dia 5 de Fevereiro, pelas 18 horas, no Colégio dos Jesuítas – Universidade da Madeira, um Ciclo de Conferências dedicadas ao Código Europeu Contra o Cancro, a decorrer ao longo de 2018.

Programa

4 de Fevereiro – domingo

FUNCHAL

11 horas – Entrega de flores e uma frase de esperança pelos voluntários no Hospital Dr. Nélio Mendonça;

MACHICO

11 horas – Entrega de flores pelos voluntários no Centro de Saúde de Machico;

SANTANA

11 horas – Entrega de flores pelos voluntários no Centro de Saúde de Santana;

RIBEIRA BRAVA

11 horas – Entrega de flores pelos voluntários no Centro de Saúde da Ribeira Brava;

PORTO SANTO

11 horas – Entrega de flores pelos voluntários no Centro de Saúde do Porto Santo;

11h30 – Distribuição junto da população de laços e panfletos de sensibilização para a prevenção da luta contra o cancro.

5 de fevereiro – segunda-feira

FUNCHAL

Durante todo o dia: Entrega de flores e panfletos de sensibilização para a prevenção e luta contra o cancro aos utentes na Sede e Delegações do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

15 horas – Bolsa Rubina Barros: apresentação do trabalho de investigação da 3.ª Edição – 2017 e assinatura do contrato de investigação da 4.ª edição – 2018, no anfiteatro do Colégio dos Jesuítas – Universidade da Madeira.

18 horas – Sessão de apresentação do Ciclo de Conferência dedicadas ao Código Europeu Contra o Cancro, no anfiteatro do Colégio dos Jesuítas – Universidade da Madeira.