Madeira

Docentes da Escola Básica do Estreito de Câmara de Lobos participaram em curso na Finlândia

None Ver Galeria

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos submeteu a sua primeira candidatura à Acção-Chave 1 (AK1) do Programa Erasmus+, sector do ensino escolar, em Fevereiro de 2017, com o projecto ‘Pontes para o Sucesso’/ ‘Bridges to Success’.

Com a sua aprovação, a escola comprometeu-se concretizar 13 mobilidades de docentes em contexto internacional, bem como a divulgação e disseminação dos resultados obtidos. Ou seja, aprendizagens adquiridas, parcerias estabelecidas e projectos desenvolvidos na sequência da experiência.

Este projecto permite, principalmente no contexto europeu, reflectir e procurar novas respostas aos desafios com os quais se deparam no trabalho que desenvolvem e nas relações institucionais existentes dentro e fora da escola, aspectos que se reflectem no sucesso actual e futuro dos alunos.

O ponto de partida é a experiência adquirida até à data, nomeadamente com as medidas adoptadas, os projectos criados de acordo com a sua realidade, bem como os objectivos e metas do Projecto Educativo de Escola 2014-2018.

A equipa de 8 pessoas chave desta candidatura é multidisciplinar e polivalente, cabendo a coordenação à docente Paula Araújo, que partilha de modo especial a responsabilidade desta candidatura com o docente Joel Viana.

Com a duração de dois anos, desde 01 de Novembro de 2017 a 31 de Outubro de 2019, o projecto teve o seu primeiro grupo de mobilidades em Janeiro de 2018. Três docentes pertencentes ao conselho executivo, de entre os quais a coordenadora, o presidente, António Mendonça, e a vice-presidente, Cristina Freitas, partiram rumo a Joensuu – Finlândia para participar no curso de 40 horas subordinado ao tema ‘School Management’, desde o dia 10 até ao dia 14.

A experiência foi inesquecível, traduzindo-se em enriquecimento profissional e pessoal. As actividades desenvolvidas foram distribuídas por entre apresentações/discursos individuais e em grupo, reunião com vice-presidente de uma escola, observação de um pequeno excerto de uma aula e de salas com alunos em aula, workshop, visitas guiadas (a pé e de autocarro) e noite cultural.

A partilha foi constante, tendo esta reflectido as vivências e políticas educativas dos países representados pela entidade formadora e pelos participantes da Eslováquia Finlândia, França, Grécia, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia e Portugal. Preparam-se, agora, os dois próximos grupos de mobilidades, um em Abril e outro em Julho, com a certeza que serão igualmente profícuos.