Madeira

‘Darwin e a dinâmica dos solos’ no Museu de História Natural do Funchal

None Ver Galeria

‘Darwin e a dinâmica dos solos’ é o nome da exposição que foi hoje inaugurada por Idalina Perestrelo, no Museu de História Natural do Funchal. A vereadora do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal lembrou que esta exposição “foi concebida para ser itinerante, com o objectivo de sensibilizar a população para alguns dos problemas atuais que afectam os solos, abordando um tema ainda pouco estudado na Madeira”.

“Esta foi, desde logo, uma forma que encontramos para que o Museu tenha as portas abertas à cidade, aproximando, de uma forma dinâmica, a ciência e a cultura de todos os que cá vivem e de todos aqueles que visitam a nossa cidade”, referiu Idalina Perestrelo.

“O mote da exposição é Charles Darwin, o histórico naturalista britânico que, durante mais de 40 anos, observou, estudou e teorizou sobre o envolvimento das minhocas em diversos processos naturais relacionados com os solos e a sua participação (em associação com a restante biota dos solos) nos diversos ciclos geológicos e físico-químicos. Estes estudos e observações foram compilados e publicados em 1881, no seu último livro científico, pouco conhecido do grande público, e que se chamou «A formação de húmus, por acção das minhocas, com observações dos seus hábitos»”, explica a CMF em nota enviada à imprensa.

Esta exposição foi idealizada também como “uma forma de homenagear Charles Darwin”, sublinha a autarca, acrescentando que “aquilo que se pretende é despertar consciências para a importância dos solos na sustentabilidade de toda a existência no planeta e para a preservação deste recurso natural e não renovável, que é imprescindível na segurança das populações, no fornecimento de alimentos para uma população mundial em franco crescimento e na regeneração e conservação dos ecossistemas, tanto terrestres, como marinhos.”