Comunidade Contra a SIDA e Garouta do Calhau promovem prevenção junto dos idosos

25 Jul 2018 / 10:35 H.

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa ‘A Comunidade Contra a SIDA’ (FPCCSIDA), através da parceira com a Garouta do Calhau (Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal), realizou sessões de esclarecimento que sensibilizasse a população idosa para a prevenção da infecção por VIH/SIDA.

Estas sessões decorreram nos dias 19 e 26 de Junho e 10, 12, 17 e 24 de Julho, no Centro Comunitário da Várzea, no Centro Comunitário Quinta Falcão, no Centro Comunitário das Romeiras, no Centro Comunitário dos Viveiros, no Centro Comunitário de Santo Amaro, e no Centro Comunitário das Murteiras, respectivamente contando com a presença de cerca de 130 idosos do Concelho do Funchal.

Durante esta iniciativa inserida no Projecto ‘Prevenção não tem idade’ foi possível abordarmos sobre a velhice, a sexualidade na terceira idade e alertar a população alvo para as razões do risco de infecção por VIH/SIDA na sua faixa etária.

Os idosos demonstraram interesse, participação e escuta activa estando envolvidos pela temática.

Referiram que desconheciam as vias de transmissão bem como o preservativo interno (feminino) e os testes rápidos de VIH. Após as sessões muitos foram aqueles que chegaram até nós para elucidarmos sobre algumas dúvidas.

Importa salientar que a infecção por Vírus da Imunodeficiência Humana não discrimina ninguém pela sua etnia, idade ou estatuto social pelo que a prevenção é da responsabilidade de todos/as nós.

Outras Notícias