Madeira

CMF apresenta primeira de quatro novas viaturas dos Bombeiros Sapadores do Funchal

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Paulo Cafôfo, acompanhado do vice-presidente Miguel Silva Gouveia e do vereador da Protecção Civil, João Pedro Vieira, estiveram esta manhã no Quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal, para proceder à entrega à corporação da primeira de quatro viaturas que “vão reforçar, este ano, a operacionalidade dos Sapadores do Funchal.

Trata-se, conforme enalteceu o presidente, “de num investimento entre fundos comunitários e municipais, que resultou de uma candidatura própria da CMF, e que ascende a 700 mil euros”.

Paulo Cafôfo recordou que “já este ano, contratámos 31 novos bombeiros, que vêm qualificar e dar sangue novo a esta corporação, a par de um exemplar trabalho de sensibilização e de acção prática no terreno, patente no meio milhar de notificações para limpeza de terrenos privados que já emitimos no último ano, nos mais de 100 mil metros quadrados de terrenos municipais que já limpámos desde Janeiro, ou pelo importante trabalho que temos feito ao nível das Unidades Locais de Protecção Civil, para capacitar as comunidades das zonas altas do Funchal no que respeita à primeira resposta a situações de catástrofe”.

“É importante lembrar que a protecção da cidade depende de cada um de nós, ou seja, que cada cidadão é um agente de protecção civil”, realçou o presidente, apelando a que a população esteja à altura da responsabilidade e limpe os terrenos que lhe competem.

Paulo Cafôfo explicou ainda que esta primeira viatura é ligeira, de combate a incêndios florestais, mas também tem capacidade para responder a incêndios em zona urbana.

Trata-se de um veículo especialmente preparado para a primeira intervenção e para patrulhamento, adaptado a uma cidade como o Funchal, com rede viária estreita, mas ainda assim dotado de um tanque de 400 litros.

As restantes três viaturas pesadas têm chegada prevista ao serviço para o próximo mês de Outubro.