Madeira

CMF abre concurso para exploração da antiga Escola do Curral dos Romeiros

As propostas para a instalação deste novo espaço comercial deverão ser entregues até 31 de Agosto

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) avançou com a abertura de um concurso para a atribuição de direitos de exploração do rés-do-chão da antiga Escola do Curral dos Romeiros, nas zonas altas da freguesia do Monte, para fins comerciais e turísticos.

O projecto prevê, para o piso térreo, a instalação de um snack-bar, que será o primeiro espaço do género naquele aglomerado populacional, o qual também deverá desempenhar funções de apoio ao turismo. Segundo a autarquia, trata-se de responder “à incidência turística que se tem verificado em termos de passeios pedestres nesta zona do Funchal”, aliando assim os dois sectores.

O primeiro andar da antiga escola vai acolher, por sua vez, uma Unidade Local de Protecção Civil, que tem sido desenvolvida nos últimos dois anos pelo Serviço Municipal de Protecção Civil na respectiva comunidade.

O vice-presidente Miguel Silva Gouveia enaltece que “esta é mais uma medida integrada na Estratégia de Recuperação do Edificado Municipal, assegurando e valorizando a longevidade do nosso património edificado, neste caso particular, numa das freguesias mais características da cidade do Funchal”

“Esta é uma de várias iniciativas no sentido de estimular a vitalidade de sítios mais periféricos do nosso concelho, dinamizando as suas respectivas microeconomias, sustentando a nossa identidade histórica, promovendo espaços com potencial turístico e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes”, sublinha.

O autarca, que tem o pelouro das Obras Públicas no concelho, destaca ainda “aquela que tem sido a acção do actual executivo em termos da reabilitação urbana de antigos edifícios municipais em desuso”, dando como exemplos a antiga Escola do Faial, que acolhe agora o Centro Municipal de Esterilizações para animais errantes e de famílias carenciadas ou o novo Centro Cívico do Imaculado Coração de Maria, que está a nascer no edifício outrora ocupado pela Escola do Poço da Câmara.

A intervenção de recuperação e reabilitação da antiga Escola do Curral dos Romeiros, com as valências supracitadas, representou um investimento municipal de 44 mil euros.

A autarquia informa, de resto, que as propostas para a instalação deste novo espaço comercial deverão ser entregues até às 17 horas do dia 31 de Agosto, pelos concorrentes ou pelos seus representantes, na Divisão de Atendimento e Administração da Câmara Municipal do Funchal, nos Paços do Concelho, ou remetidas pelo correio, sob registo e aviso de recepção, cumpridas as demais formalidades.