Madeira

CDU diz que o Governo “mente” quando nega que problemas de saúde das pessoas do Porto Santo não estão relacionados com amianto

None

Numa nota de imprensa enviada à redacção, intitulada ‘A irresponsável remoção do amianto no Porto Santo

e as mentiras do Governo Regional’, CDU diz que “mente o Governo Regional desavergonhadamente quando procura fazer crer que nas escolas do Porto Santo os produtos contento amianto não estão ainda a ser removidos, pois, tal processo já se iniciou na última semana”.

“Mente desavergonhadamente o Governo Regional quando pretende negar que as várias pessoas que procuraram cuidados de saúde nas urgências do Centro de Saúde do Porto Santo, com relação directa e próxima com amianto, nada teriam a ver com aquele problema”, aponta.

Refere ainda que “devido aos impactos extremamente nocivos para a saúde pública e para o ambiente, todas as recomendações sobre a remoção de produtos com amianto apontam para a maior prudência e cuidados preventivos nos cuidados e na segurança de que trabalha com produtos com amianto e das populações das áreas envolventes”.

“Torna-se, portanto, inadiável o dever do Governo Regional de tomar medidas de segurança preventiva para quem está em trabalho nos locais de remoção do amianto a das populações residentes nas áreas vizinhas”, realça.

Tendo isto em conta, “a CDU exige esclarecimentos imediatos das entidades responsáveis pela Saúde Pública na Região Autónoma da Madeira sobre as medidas concretas de salvaguarda dos direitos das populações nestes processos de remoção de produtos contendo amianto”.

“A CDU exige a intervenção das entidades competentes pela segurança e saúde nos locais de trabalho, de quem exerce obrigações na Inspeção de Trabalho nesta Região Autónoma, para que, aos trabalhadores que exercem funções naquelas obras em curso nas escolas, para quem trabalha sejam garantidos os seus direitos.

É neste sentido que os Deputados eleitos pela CDU irão intervir junto do Governo Regional exigindo uma pronta intervenção”, conclui.