Madeira

CDU defende conjunto de intervenções nos espaços e áreas verdes do Funchal

None

A CDU desenvolveu hoje uma iniciativa que decorreu no Jardim de São Martinho, onde abordou questões relacionadas com o ambiente e a salvaguarda, recuperação e valorização dos picos da cidade do Funchal.

Para os comunistas, através de Artur Andrade, “no Concelho do Funchal é possível encontrar diversos espaços e áreas verdes que podem e devem ser valorizados aos mais diversos níveis, no aspecto ambiental, como património natural e, em alguns casos, histórico, como fruição e lazer para a população, como atracção turística, como mais valia económica”. Por isso, acentuam, “a protecção e valorização destas estruturas verdes, constituem elementos importantes para a sustentabilidade ambiental da cidade, para a qualidade de vida e bem-estar gerais das populações e até para o fomento da economia local e regional”.

Neste sentido, a CDU defende a possibilidade “de se efectivar um conjunto de intervenções, sem grandes custos financeiros, colaborando com outras entidades (como o Jardim Botânico), que permitiriam recuperar o coberto vegetal e introduzir plantas endémicas, em simultâneo com a instalação de pequenas infraestruturas e equipamentos destinadas ao lazer e à prática desportiva (parque infantil, campo para jogos, skatepark...)”.

“Com este conjunto de intervenções estariam a ser garantidos à população o acesso a novos espaços de lazer e fruição, a promoção da actividade física, o contacto com a natureza e a preservação e valorização ambientais e a educar para a cidadania. A qualidade e o equilíbrio ambientais, a valorização e protecção da natureza, das áreas e espaços verdes, enfim, o proporcionar de uma maior qualidade de vida e bem-estar, passa por desenvolver um conjunto de acções e intervenções que permitam em simultâneo criar melhores condições e qualidade de vida e, sempre com respeito pelos valores ambientais e naturais, proporcionar dinâmicas de crescimento e fomento económico”, destacaram também no comunicado.