Madeira

Bombeiros de Santa Cruz celebram 86º aniversário com nova sala de comunicações

Filipe Sousa tem em vista o recrutamento de 30 novos efectivos

None Ver Galeria

Os Bombeiros Municipais de Santa Cruz assinalam, hoje, o seu 86º aniversário, data que foi aproveitada para a inauguração da nova sala de comando e da nova Central de Comunicação do quartel.

O investimento no quartel foi destacado pelo presidente da autarquia, Filipe Sousa, garantindo que este será para continuar, “por forma a dar cada vez melhores condições àqueles que todos os dias trabalham no apoio, salvamento e segurança das populações”. De acordo com a Câmara Municipal, a nova central de comando está apetrechada com os mais recentes meios informáticos e permite seguir, através da ecrãs, o trabalho real no terreno e as chamadas de socorro.

“Filipe Sousa destacou que a actual presidência da autarquia está empenhada em valorizar o trabalho dos bombeiros, bem patente no esforço e no investimento que tem sido feito, nomeadamente na aquisição de equipamento de protecção individual, viaturas, melhoria das instalações. Muito mais será feito no corrente ano, quer no quartel sede dos bombeiros, quer na secção da Camacha”, refere em nota de imprensa.

Além disso, o presidente afirmou que, que esta semana, tem reuniões em Lisboa com vista ao recrutamento de 30 novos efectivos.

Filipe Sousa sublinhou, por outro lado, que a Taxa Municipal de Protecção Civil só é polémica para alguns partidos e para aqueles que “olham para os bombeiros como fantoches e não percebem o esforço que as câmaras municipais têm que fazer para dar dignidade a quem está ao lado da população sempre que é necessário.” Garantiu, por isso, que “a taxa vai continuar, até porque os resultados estão à vista”.

“Agradeceu, por último, ao Serviço Regional de Protecção Civil, na pessoa do capitão José Dias, pela disponibilidade sempre demonstrada, e lançou um desafio aos governos regional e nacional para que os bombeiros não sejam o parente pobre do Orçamento de Estado. Defendeu, a propósito, verbas do OE para as câmaras com bombeiros municipais”, refere a mesma nota.

O comandante dos bombeiros, Duarte Ferro, agradeceu os investimento feitos por parte da autarquia, e José Dias, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, salientou o investimento municipal e regional naquela corporação.