Madeira

Aprovado produto para combater doença nas bananeiras

None

Acabou de ser aprovado pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária um novo produto para controle dos ácaros (conhecido por cinzeiro) na cultura da bananeira.

Assim, para debelar esta praga, foi autorizado a utilização do Envidor estando a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas a aguardar pelo Ministério de Agricultura de mais dois produtos fitofarmacêuticos para controle de ácaros e de tripes. Pragas que se não forem controladas podem resultar em perdas para os agricultores.

Para Humberto Vasconcelos a autorização de novos produtos é uma solução que vem de encontro à necessidade dos produtores. “Sabemos da importância que a cultura da bananeira tem para os agricultores e para a Região. Mal foi identificado esta situação a Direcção Regional desenvolveu esforços para encontrar uma solução de modo a que os produtores consigam preservar os seus rendimentos”, disse o governante.

Este esforço da Secretaria Regional de Agricultura e Pesca em encontrar novos produtos surge após a retirada do Rufast Advance que foi proibido para utilização.

A banana é uma das culturas mais importante da Região com grandes impactos económicos. Em 2017 foram processadas cerca de 22 mil toneladas de banana.