Madeira

Albuquerque participa na Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia nos Açores

None

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, vai participar na Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia (CAM), que se realiza este fim-de-semana (dias 1 e 2 de Junho de 2018) em São Miguel, nos Açores.

A Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia tem como principal objectivo a cooperação para o desenvolvimento entre os quatro arquipélagos da Macaronésia: Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, sendo que a primeira teve lugar em 2010 na ilha cabo-verdiana de São Vicente.

Na tarde do dia 1 de Junho, os presidentes dos respectivos arquipélagos abrem o evento com intervenções políticas, seguindo-se a cerimónia de passagem da Presidência da Cimeira de Cabo Verde para os Açores.

No final será aprovada uma Declaração Conjunta, onde as partes se comprometem a fomentar e concretizar parcerias de desenvolvimento nas seguintes áreas estratégicas: Economia do Mar; Promoção do Comércio, Turismo e Investimento; Alterações Climáticas e Prevenção de Riscos; Juventude e Cultura; e Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I).

Será, também, aprovado um documento prévio para a candidatura de um projecto de cooperação a financiamento do PO-MAC (Programa Operacional Madeira-Açores-Canárias), denominado “Integra”, com vista a obter o apoio à cooperação entre estes quatro arquipélagos, assim como apoiar a coordenação e o acompanhamento das áreas estratégicas definidas. Este pretende, ainda, contribuir para melhorar a competitividade das empresas dentro deste espaço de cooperação.

Durante a manhã do dia do encontro, estão previstas visitas técnicas a empresas de diversos sectores. No final do dia, tem lugar no Parque Terra Nostra um momento cultural, que tem por objectivo estreitar as relações entre os músicos de cordofones dos quatro arquipélagos, entre os quais Roberto Moritz, em representação da Região Autónoma da Madeira.