Madeira

Albuquerque distribui 300 mil euros para reconstruir casas dos incêndios

None

Dezoito famílias madeirenses que ficaram com as suas habitações danificadas ou mesmo destruídas nos incêndios de 2016 receberam, esta manhã, das mãos do presidente do Governo, Miguel Albuquerque, os cheques com os apoios regionais para a reconstrução das casas. No total, a ajuda é de cerca de 300 mil euros da Secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais, sendo que, em 11 destes casos, têm ainda a receber verbas nacionais, que virão a ser concedidas pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

“Há pessoas que aqui estão que têm comparticipação regional e comparticipação nacional, mas o Governo Regional decidiu, e bem, avançar com os apoios regionais para que as famílias possam efectivamente iniciar as obras nas suas habitações”, afirmou a presidente da empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), Vânia Jesus.

Um total de 122 famílias afectadas pelos incêndios tiveram resposta imediata do Governo Regional, com apoio para o realojamento provisório através do programa de subarrendamento, com um custo anual de meio milhão de euros. Destas 122 famílias, 64 ainda precisam de solução definitiva, sendo que já estão previstas três hipóteses: 30 fogos no conjunto habitacional de S. Gonçalo, cuja segunda fase da obra foi adjudicada pelo executivo madeirense; aquisição de 30 imóveis no mercado privado; e quatro fogos no centro do Funchal, que ainda estão em fase de estudo.